24.2 C
Marataizes
quinta-feira, novembro 21, 2024
24.2 C
Marataizes
quinta-feira, 21 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralSUS terá prioridade na aquisição da vacina contra a dengue.

SUS terá prioridade na aquisição da vacina contra a dengue.

Takeda prioriza Ministério da Saúde na distribuição da vacina Qdenga

A Takeda, empresa responsável pela produção da vacina contra a dengue, a Qdenga, emitiu um comunicado nesta segunda-feira (5) informando sobre a decisão de dar prioridade ao atendimento aos pedidos do Ministério da Saúde no fornecimento dos imunizantes.

A empresa realizará a suspensão da assinatura de contratos diretos com estados e municípios, concentrando o fornecimento na rede privada apenas para completar o esquema vacinal daqueles que tomaram a primeira dose, conforme orientações do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). Isso ocorrerá após um intervalo de três meses.

A decisão da farmacêutica se dá diante da inclusão da Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS) e do agravamento da epidemia de dengue em diversas regiões do país. Para atender a demanda, a Takeda assegura a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e provisionamento de mais 9 milhões de doses para 2025.

A vacina Qdenga teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no SUS em dezembro do mesmo ano. A distribuição das doses está programada para iniciar na próxima semana, contemplando 521 municípios considerados endêmicos para a doença.

A rede privada será desabastecida após aumento do número de casos no Brasil. A vacinação será direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue, segundo dados da pasta.

A decisão da Takeda de priorizar o Ministério da Saúde na distribuição da vacina Qdenga visa garantir o acesso dos imunizantes às regiões mais necessitadas do país, além de seguir as diretrizes do DPNI em relação ao esquema vacinal. Com isso, a empresa reforça seu compromisso com a saúde pública e o combate à epidemia de dengue.

A inclusão da Qdenga no SUS marca um avanço significativo no enfrentamento da dengue no Brasil, proporcionando uma nova ferramenta de prevenção e controle da doença. A expectativa é de que a vacinação contribua para a redução do número de casos e hospitalizações causadas pela dengue, trazendo benefícios significativos para a população brasileira.

Com a distribuição programada para iniciar em breve, a vacinação com a Qdenga deve alcançar mais de 500 municípios endêmicos, atingindo crianças e adolescentes que se encontram em maior risco de complicações decorrentes da dengue.

A decisão da Takeda de priorizar o Ministério da Saúde na distribuição da vacina Qdenga reflete o compromisso da empresa com a saúde pública e o combate à epidemia de dengue, demonstrando a importância do acesso equitativo aos imunizantes para regiões mais vulneráveis do país.

Fica claro que a inclusão da Qdenga no Sistema Único de Saúde representa um avanço significativo no enfrentamento da dengue no Brasil, oferecendo uma nova ferramenta de prevenção e controle da doença. A expectativa é de que a vacinação contribua para a redução do número de casos e hospitalizações causadas pela dengue, trazendo benefícios importantes para a população brasileira.

A decisão da Takeda de priorizar o Ministério da Saúde na distribuição da vacina Qdenga visa garantir o acesso dos imunizantes às regiões mais necessitadas do país, além de seguir as diretrizes do DPNI em relação ao esquema vacinal. Com isso, a empresa reforça seu compromisso com a saúde pública e o combate à epidemia de dengue.

SUS terá prioridade na compra de vacina contra dengue

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também