25.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
25.1 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESSolene valoriza segurança e saúde no trabalho - Notícias da ALES

Solene valoriza segurança e saúde no trabalho – Notícias da ALES

A Assembleia Legislativa (Ales), em sessão solene, prestou homenagem aos profissionais de saúde e segurança do trabalho, nesta quinta-feira (28), no Plenário Dirceu Cardoso. O deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), proponente do evento, entregou 31 certificados a engenheiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho, profissionais responsáveis por zelar pela segurança em todo o ambiente de trabalho. 

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído em 2003 pela OIT, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído em 2005 no Brasil, são celebrados anualmente no dia 28 de abril. A data se refere ao dia em que ocorreu uma explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos EUA, matando 78 mineiros. 

Dentro do grupo dos 20 países mais ricos (G-20), o Brasil é o segundo em número de acidentes de trabalho, superado apenas pelo México. Já no ranking mundial, o país está em quarto lugar.

Mameri, que é médico do trabalho, destacou a importância das políticas públicas em atenção à saúde e segurança do trabalho e disse que a prioridade é a prevenção, não só no ambiente do trabalho. “Eu me incluo como um trabalhador que trabalhou durante muito tempo no intuito de preservar a saúde e dar melhor condições de saúde ao trabalhador, diminuindo os acidentes, as mortes, diminuindo os pacientes sequelados que com certeza vão aparecer se nós não avançarmos muito nas políticas públicas de atenção à segurança do trabalho”, analisou o deputado. 

Relevância da categoria

O valor preventivo dos profissionais voltados para a saúde e segurança do trabalho é comprovado independentemente do ambiente da atividade desenvolvida. Essa abordagem foi pontuada pelos oradores da noite. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES), engenheiro agrônomo Jorge Silva, destacou o papel dos profissionais da saúde e segurança na cadeia produtiva dos ramos econômicos, com a presença que procura garantir a saúde e a segurança na atividades laborais. Por exemplo, os produtos agrícolas consumidos na cidade. “A nossa saúde começa pelo alimento que vem do campo e tem a assistência do profissional engenheiro agrônomo”, exemplificou. 

Acidentes e mortes

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) da ONU, as condições precárias de trabalho mata 1 trabalhador a cada 11 segundos no mundo, de acordo com a diretora-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua-ES), engenheira geóloga e de segurança do trabalho Leila Issa Vilaça.

“Precisamos refletir sobre a realidade vivida pelos trabalhadores. No Brasil, somente em 2021, foram comunicados 571 acidentes de trabalho e mais de 2.400 mortes no trabalho”, informou a engenheira. 

Jorge Silva informou que na fiscalização dos hospitais durante a pandemia foram constatados situações de uso inadequados dos equipamentos para respiração. “Nós fiscalizamos pela primeira vez no Brasil os hospitais. Infelizmente, mais de 98% estão trabalhando de forma irregular. Inclusive de forma a comprometer a vida de muitos desses que lá vão para ser tratados. Ou por falta de engenheiro de segurança ou por falta de um determinado aparelho, como os respiradores que chegaram de outros países, à época da pandemia, e nós conseguimos identificar pessoas que morreram porque foi usado excesso de pressão no pulmão dessa pessoa”, ilustrou. 

O presidente da Associação Nacional de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Anest), agrônomo e de segurança do trabalho Benvenuto Gonçalves Júnior, lembrou que a cada ano há o alerta para a necessidade da prevenção de acidentes, durante o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. “Nós sempre chamamos a atenção, lembramos para que nós não tenhamos mais tantos acidentes de trabalho, que deixam tantas vítimas, tantas famílias desamparadas, e que geram custo enorme a toda a sociedade brasileira”, ponderou. 

Mesa

Além dos convidados, que fizeram uso da palavra na tribuna, a mesa foi composta pelo deputado Emílio Mameri e pelo presidente da Associação Capixaba de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asscest), engenheiro químico e de segurança do trabalho Edgar Alexandre Reis de Lima.

Homenageados com certificados
Alcemir Alves Camelo Júnior
Alexandre Magno Cerqueria dos Santos
André Novaes da Rocha
André dos Santos Cerqueira
Carmen Lúcia da Costa Nunes
Cintia Villa Bullus
Daniele Dordenoni
Dante Luis de Oliveira Kegele
Edgar Alexandre Reis de Lima
Fabricio Pereira Franco
Frederico Nunes Rocha de Azevedo
Gabriel Corona de Oliveira
Gilberto Freire Rangel
Giuliano Silva Battisti
Hudson Barcelos Reggiani
Igor Trancoso Dadalto
Jean Carlos dos Santos Pereira
Jorge Luis Rodrigues Costa
Kenny Karina Sathler Almeida
Leila Issa Vilaça
Leonardo Jordão Cereza
Luis Fernando Fiorotti Mathias
Marisleide Garcia de Souza
Martha Pizzol Barnabé
Renata Brambilla Loyola
Romário Antônio Galter
Sérgio Augusto Azevedo Santos
Sérgio da Silva Júlio
Thaiany Souza Canal Bressiani
Victor Almeida Bressiani
Wander Pacheco Vieira

Sessão do deputado Emílio Mameri homenageou enfermeiros, engenheiros, técnicos de enfermagem e de segurança do trabalho

Solene valoriza segurança e saúde no trabalho

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Solene valoriza segurança e saúde no trabalho

Confira Também