24.1 C
Marataizes
terça-feira, janeiro 14, 2025
24.1 C
Marataizes
terça-feira, 14 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasCulturaSocióloga Neide Lima lançará Livro amanhã (30) no Palácio da Águia em...

Socióloga Neide Lima lançará Livro amanhã (30) no Palácio da Águia em Marataízes

Estupros Consentidos, em nome do amor. Este é o título do livro da socióloga Neide Lima que será lançado na quinta-feira (30) na Biblioteca Municipal Palácio das Águias.

Segundo a autora, o livro Estupros conta a história real de uma mulher em busca do amor. “Em sua ânsia para encontrá-lo ela coleciona parceiros sexuais sem nunca usar preservativos”, relata.

LIVRO DA SOCIÓLOGA NEIDE LIMA QUE SERÁ LANÇADO NESTA QUINTA-FEIRA, NO PALÁCIO DAS ÁGUIAS EM MARATAÍZES

Neide Lima conta que a personagem morreu aos 50 anos, de câncer generalizado, que começou com o vírus do HPV. “Quando ela descobriu e chegou ao oncologista não havia mais nada a fazer”, destaca.

Socióloga Neide Lima lançará amanhã (30) livro no Palácio da Águia em Marataízes
Socióloga Neide Lima lançará amanhã (30) livro no Palácio da Águia em Marataízes

A publicação do livro é o cumprimento de uma promessa que a autora fez à sua personagem, quando a conheceu durantes as visitas regulares que fazia a hospitais aos domingos.

Segundo Neide, a paciente, já em fase terminal, fez questão de contar sua história para que ela fosse relatada a outras mulheres.

Fez isso, destaca a autora, com o intuito de que outras mulheres não morressem por falta do uso de preservativo e da realização do exame preventivo.

O câncer no colo do útero não foi o único que a mulher retratada no livro enfrentou. Ela já havia lutado contra um câncer na garganta, que começou com o vírus HPV por causa do sexo oral com vários parceiros.

Por causa disso ela foi obrigada a extrair as amígdalas. “Foi um processo doloroso, pois além da extração das amigdalas, ela teve que passar por sessões de radioterapia, quimioterapia e cauterizar as verrugas da garganta”, detalha.

Feito o tratamento, e aparentemente livre do câncer, aos 50 a mulher mais uma vez precisou retornar ao setor de Oncologia do hospital onde havia feito o tratamento.
Desta vez para retirar o útero, o ovário e as trompas de falópio. Naquele momento ela já deduzira que estava morrendo. Foi quando conheceu a socióloga Neide Lima e relatou a sua história de vida.

Neide diz que foi uma narrativa verdadeira e que ela falou dos seus medos, esperanças e decepções, fracassos e muitas tentativas em busca de um amor que ela nunca encontrou, embora tenha se violentado e se permitido violentar nessa procura.

“Ela permitiu esses estupros, por isso o título do livro Estupros Consentidos”, ressaltou a autora da obra. A escritora afirma que o fim doloroso e triste de sua personagem não a impede de ver beleza, apesar de tudo. “Cada capítulo mostra uma faceta de muitas mulheres que eu conheço”, conclui.

Neide Lima é Socióloga, graduada e pós-graduada em Psicanálise Clínica, tem Mestrado em Políticas Públicas e é uma das fundadoras do PSB-ES.

Confira Também