Socióloga Neide Lima lança amanhã no Palácio das Águias em Marataízes Estupros Consentidos.
A socióloga e psicanalista, autora Neide Lima lança nesta quinta-feira, 30, a sua obra “Estupros Consentidos em busca de um amor”, no Palácio das Águias, em Marataízes, às 18h00.
Neide já fez o lançamento em diversos municípios e onde lança o livro, inúmeros questionamentos são feitos a autora, pois o título acaba roubando a cena. E Neide conversa sobre a obra. “Estupros Consentidos em busca de um amor é a história real de uma mulher que em sua ânsia para encontrar o amor, tinha relações sexuais com vários parceiros, sem nunca usar preservativos. Aos 50 anos de idade ela morre de câncer generalizado que começou com o vírus do HPV. Quando chega no oncologista não há mais nada para fazer”, frisou Neide.
Segundo a psicanalista autora, no leito de hospital a mulher, já desenganada pelos médicos conta toda a sua história para ela e pede que não deixasse outras mulheres morrer por não usar preservativo e nem fazer o exame Papanicolau. (o chamado exame preventivo).
Uma história real e muito triste. A mulher que deu origem ao livro, teve câncer na garganta que começou com o vírus HPV que começou com sexo oral que fazia com vários parceiros. O câncer a obrigou extrair as amigdalas. “Foi um processo doloroso, pois além da extração das amigdalas teve de passar por seções de radioterapia, quimioterapia e cauterizar as verrugas que tinha na garganta”.
E aos 50 anos, a mulher, personagem da obra, volta ao mesmo setor de Oncologia, no mesmo hospital, desta vez para retirar o útero, o ovário e as trompas de falópio, já sabendo no fundo do coração e na mente que já está à beira da morte. “Neste instante de dor e reflexão, ela começa a fazer um relato completo de toda a sua vida, desde o nascimento até aquele momento. Uma narrativa verdadeira contando seus medos, esperanças e decepções, fracassos e muitas tentativas em busca de um amor que ela acreditava encontrar em algum lugar, assim vai se violentando e permitindo os seguidos estupros consentidos”, ressaltou a autora da obra.
A escritora afirma que, mesmo com o fim tão doloroso e triste, a história de vida da sua personagem é linda e cada capítulo mostra uma faceta de muitas mulheres que ela conhece.
A escritora já está preparando o segundo livro que continua o primeiro, porque muitas mulheres depois de ler o livro se declararam que também consentiram em esturros por vários motivos como: não perder o emprego, comprar comida para os filhos, comprar remédio e para satisfazer o marido mesmo não estando pronta para aquela relação.
O livro tem 306 páginas, traz na orelha uma breve análise da presidente da Associação Brasileira de Mulheres de carreira Jurídica – ABMCJ Ctarina Cecin Gazele que é também professora de gênero e lei Maria da Penha na Universidade Federal do ES – Ufes e membro do MPES. Drª Catarina afirma que a temática é forte, séria e merece aprofundada reflexão. “Sua narrativa é envolvente, assim como ela, uma mulher iluminada, apaixonada pela vida”.
Para Cecin, Neide Lima é uma mulher de lutas sociais preocupada a dar visibilidade a grupos vulneráveis, mitigando então a dor alheia. “Aponta os problemas oferecendo ao mesmo tempo sugestões. Inspira homens e mulheres ao trabalho voluntário em prol de fortalecer a cidadania mineira, tem uma fala mansa que inebria, prende atenção para que seu discurso, não fique no ar em equilíbrio. Ela quer o chão, pisa forte, embora seu caminho seja suave”.
Neide Lima é também mestre em políticas públicas e uma das fundadoras do PSB no ES.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias