Entre os dias 25 a 28 de setembro técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim estarão participando do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente no Município de Poços de Caldas – MG, apresentando o trabalho “ROTA TURÍSTICA AMBIENTAL – ECOTURISMO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM/ES”.
O projeto foi criado com o intuito de sensibilizar alunos em relação a conservação utilizando uma metodologia diferenciada de se trabalhar a educação ambiental através da realidade existente dentro do município. Dentre os pontos turísticos visitados, serão apresentados no Congresso a Lagoa Guanandy, Usina Paineiras, Casa de doces de Fazenda Velha e o Parque ecológico Municipal.
O Rota Turística Ambiental – foi idealizado no início do ano de 2018 com munícipes e turistas, sendo que suas atividades tiveram início no mês de abril. Mais de 1000 alunos já participaram do programa este ano e existe um número grande de escolas que demonstram interesse de participar dessa nova prática de Educação Ambiental.
Nos últimos anos, o município de Itapemirim tem sido referência no estado capixaba, com uma nova proposta educativa a educação ambiental em suas práticas, fazendo com que a teoria estudada em sala seja observada em cada local visitado, realizada por profissionais habilitados que desenvolvem atividades voltadas a biodiversidade local e conservação ambiental.
O 15° Congresso Nacional de Meio Ambiente, terá como tema: “Crise ambiental: repensando os limites do crescimento”. Irão representar o município os técnicos da SEMMA, Martucha Mulinari, Janderson Benevides Fortunato e Maristela Sales, estes também serão responsáveis por apresentar o projeto na cidade de Poços de Caldas. O evento é considerado um dos maiores e mais importantes Congressos de Meio Ambiente do Brasil e caminha para a sua 15ª edição em 2018!