22 C
Marataizes
domingo, junho 30, 2024
22 C
Marataizes
domingo, 30 junho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEducaçãoServidor do Ifes realiza pesquisa que demonstra a efeitos positivos da política...

Servidor do Ifes realiza pesquisa que demonstra a efeitos positivos da política de cotas

Artigo foi premiado em primeiro lugar no VIII Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, da Anpad.

Um servidor do Campus de Alegre realizou uma pesquisa de doutorado que demonstra efeitos positivos da política de cotas, estabelecida pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Em seu trabalho, José Roberto Abreu de Carvalho Júnior, que é administrador, obteve respostas de 11.458 ex-alunos a um questionário eletrônico, entre cotistas e não cotistas. Eles eram oriundos de 248 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, de 18 universidades federais e das cinco regiões do Brasil.

Com a aplicação de várias técnicas de análise de dados, o pesquisador e seus colegas concluíram que a política conseguiu promover a mobilidade social dos egressos cotistas, já que eles conquistaram empregos e cargos mais qualificados e com melhores remunerações. Isso fez com que fosse quebrado o ciclo geracional de pobreza em suas famílias.

Os resultados foram apresentados na tese “Mobilidade social e melhoria de vida de egressos cotistas das universidades federais brasileiras”, defendida por José Roberto em fevereiro deste ano a Universidade Federal de Viçosa.

A tese originou ainda o artigo “Capital cultural e ganhos profissionais de egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras”, que recebeu o prêmio de melhor trabalho no VIII Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), entre 16 e 18 de maio, em São Paulo.

Acesse a tese. 

*Com informações da UFV.



IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.