A deputada Janete de Sá (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Valorização da Enfermagem, abriu nesta segunda-feira (9), no andar térreo do Palácio Domingos Martins da Assembleia Legislativa (Ales), a Primeira Semana de Enfermagem. O evento irá até quarta-feira (11), às 15 horas. No mesmo dia, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, acontece sessão solene em homenagem às enfermeiras e enfermeiros.
Na abertura do evento, Janete de Sá destacou a presença dos profissionais da área da saúde para prestar serviços como cadastramento de doadores de medula óssea, testes de HIV e Covid-19. “A gente conta com várias escolas na área de enfermagem que vieram nos auxiliar nesse serviço de valor, mostrando o quanto a enfermagem é útil e quanto ela pode fazer pela sociedade”, destacou.
Fotos da 1ª Semana da Enfermagem da Assembleia
Além dos enfermeiros e outros profissionais nas bancas de serviços, participam da ação funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES) e estudantes do curso técnico de enfermagem, muitos deles já estagiários da profissão.
Camila Santos, 25 anos, já no último período do curso de técnico de enfermagem na Escola Politécnica do Brasil (Politec), de Vitória, está fazendo estágio na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha de Santa Maria. A estudante se surpreendeu com as atividades da profissão, que vai muito além de ministrar os medicamentos.
“O técnico está em tudo. Está na preparação do paciente, pra fazer a mudança de decúbito do paciente para ele não desenvolver feridas, escovar os dentes do paciente. Se ele entra em óbito, a gente está ali para preparar o corpo”, enumerou a estudante.
Outra estudante da Politec presente ao evento foi dona Idalina Nascimento, de 55 anos. Ela disse que é cuidadora há muitos anos e decidiu estudar porque a profissão tem tudo a ver com o que ela já vem fazendo. Considera que o trabalho bem feito pode mudar a vida do paciente. Idalina é estagiária no Pronto Atendimento (PA) da Praia do Suá.
“Cuidar de idosos faz parte bastante da enfermagem e, pra quem gosta, depende de muita dedicação, amor ao próximo. O auxiliar de enfermagem tem que ser amigo, preparar a medicação, dar banho. Cada paciente é diferente, às vezes, a gente atua até como psicólogo”, exemplificou.
Serviços
Como parte da Semana da Enfermagem da Ales, de hoje (9) até quarta-feira (11), no andar térreo da Ales, está sendo oferecida vacinação contra a influenza para maiores de 60 anos, vacinação contra o coronavírus para quem tem acima de 12 anos, testes para Covid-19 para todos, para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aferição de pressão. Outro serviço é o cadastro para a doação de medula óssea. O horário de funcionamento é das 9 às 15 horas.
Os serviços prestados durante o evento contam com parceria da Sesa, Coren-ES, Prefeitura de Vitória e Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).
Até quarta-feira (11) Assembleia Legislativa terá atendimento gratuito à população com serviços como vacinação contra influenza e teste para Covid
Semana da Enfermagem oferece serviços de saúde
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Semana da Enfermagem oferece serviços de saúde