John Kerry, representante especial para o clima do governo dos Estados Unidos, vai se reunir, na semana que vem, com governadores das cinco regiões do Brasil. Projetos envolvendo questões climáticas em cada região do país serão a pauta da conversa. O encontro vai acontecer por videoconferência e é articulado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Ele está à frente a coalizão “Governadores Pelo Clima”, que busca se contrapor à política negacionista do presidente Bolsonaro na área ambiental.
Em abril, o grupo enviou uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, assinada por 24 governadores brasileiros. Nela, eles se comprometiam com a “emergência climática global” e pediam cooperação para questões ambientais no país. Essa será a primeira reunião do grupo com um representante do governo americano após a entrega do documento.
Até agora confirmaram presença no encontro os governadores João Doria (SP) pelo Sudeste, Eduardo Leite (RS) pelo Sul, Reinaldo Azambuja (MS) pelo Centro-Oeste, Flávio Dino (MA), pelo Nordeste e Wellington Dias (PI), que é do Fórum dos Governadores. O grupo aguarda confirmação do nome que representará a reunião Norte. A ideia é que cada região apresente os dois projetos centrais a Kerry. Nesta noite, eles já terão uma videoconferência para alinharem as pautas que serão tratadas com o governo dos EUA.
Fonte: Bela Megale