Projeto Crescer Saudável é crescer com Segurança é uma parceria das Secretarias de Defesa Social, Educação e Saúde
Nesta quarta-feira (29) as Secretarias de Defesa Social, Saúde e Educação realizaram, juntamente com a equipe gestora da Escola Anacleto Jacinto Ribeiro, o lançamento do projeto “Crescer saudável é Crescer com Segurança”, na quadra da referida escola.
Tudo começou quando o então secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, esteve no município ministrando uma capacitação para a Guarda municipal sobre a integração das Polícias Municipais com a comunidade. Em outra ocasião o NEVID-ES, órgão do Ministério Público de enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres esteve, representado pelas promotoras Claudia Garcia e Cristiane Esteves em uma mesa redonda com a sociedade.
Desta forma a inspetora da Guarda Municipal Maria Aparecida de Souza Vieira, que também é pedagoga, junto com a diretora da Escola Anacleto Jacinto Ribeiro, Ruth Machado Bahiense, começaram a estudar um projeto que integrasse as famílias com a escola e a Guarda Municipal, de forma a aproveitar esta oportunidade para empreender conhecimentos, de maneira simples e lúdica.
O projeto “Crescer Saudável é crescer com segurança” nasceu neste bojo da segurança familiar, alimentar, social e educacional. Aproveitando o ensejo do Projeto Leite é Vida que entrega um litro de leite enriquecido e pasteurizado para cada criança da rede pública municipal as atividades do projeto “Crescer Saudável é crescer com Segurança” estão organizadas em palestras introduzidas nas encenações teatrais de maneira interdisciplinar, interagindo com a comunidade escolar durante a apresentação, palestras sobre nutrição, responsabilidade familiar e social, educação e segurança em vários âmbitos.
A proposta é que em um ciclo de 06 meses este projeto percorra todas as escolas do município. Para a diretora Ruth Machado, ”trata-se de um projeto Interdisciplinar sobre como viver de maneira saudável em diversos aspectos e com responsabilidade Social e Familiar com educação e segurança além de desmistificar e inserir a guarda Municipal dentro das escolas mostrando aos alunos que essa parceria vem trazer o respeito, a segurança, a proteção e a harmonia entre família/ Escola e segurança pública envolvendo uma Democracia Social”.