Uma viagem pela história da Educação Infantil, ao longo de 22 anos de existência do município de Marataízes, marcou a cerimônia de abertura dos trabalhos vinculados à Formação Continuada “Compartilhando Narrativas: Trajetórias e Perspectivas da Educação Infantil”, promovido para os profissionais deste segmento que atuam na Rede Municipal de Ensino, na manhã desta quinta-feira (26) no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Cerca de 280 profissionais da educação infantil estiveram presentes, segundo a secretária de educação Maria da Penha Silva Louback, o número representa quase 100% de adesão por parte da categoria. Na abertura, os presentes puderam se encantar e cantar junto, durante a apresentação do Coral Tocando em Frente, com a participação dos alunos das Escolas EMEF “José Marcelino”, EMEF “Maria da Glória Nunes Nemer” e EMEIEF “Sebastião de Almeida Ferreira” e sob a regência do maestro Inárley Carletti.
No calendário da Formação Continuada estão previstos três encontros este ano, que se estenderá em 2020. Quem esteve presente ao evento foi a Drª. Valdete Côco, professora da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, que já é presença confirmada durante os demais encontros que serão promovidos.
Para explicar a metodologia dos trabalhos durante a formação, foi convidada a Renata Rocha Grola Lovatti, representante do Setor de Programas e Projetos e membro da Equipe de Gestão da Formação. A mesa de trabalhos foi coordenada pela professora Marilda de Paula Furtado, responsável pelo Setor de Programas e Projetos da Secretaria de Educação de Marataízes.
Para a secretária de educação, o espaço de uma formação continuada, muito tem contribuído para que os profissionais busquem melhorias para desenvolver seus trabalhos, o que, consequentemente refletirá nos alunos. “Muito bom ter quase 100% de adesão dos profissionais nesta formação que começa hoje. Tenho certeza que ao longo dessa caminhada construiremos muitas coisas boas e positivas e que isso retorne para nossas escolas e seja transformada em ação pedagógica. Tudo foi pensado com muito carinho por cerca de 1 ano. Foram feitos estudos e análises daquilo que poderíamos oferecer para vocês ao longo dos encontros que serão construídos junto com os profissionais da educação infantil.” ressalta, Penha Louback.