24.4 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.4 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESSaúde conhece iniciativa que reabilita queimados - Notícias da ALES

Saúde conhece iniciativa que reabilita queimados – Notícias da ALES

O Projeto Fênix, que reúne equipe multidisciplinar para tratar pacientes com sequelas de queimaduras graves, foi o tema da reunião ordinária da Comissão de Saúde desta terça-feira (16). A iniciativa teve início em 2019 e de lá para cá recebeu 28 pessoas.

No Brasil acontecem cerca de 1 milhão de queimaduras ao ano e aproximadamente 100 mil precisam de internação. O dado foi repassado pela coordenadora do projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Cíntia Santuzzi, para justificar a necessidade de uma reabilitação especializada.

De acordo com a professora de Fisioterapia da universidade, a maioria dos atendidos no local é formada por crianças menores de cinco anos e os agentes causadores das lesões mais comuns são escaldadura ou fogo. Os profissionais chegaram a tratar paciente com 80% da área corporal comprometida.  

Conforme explicou, o tratamento é complexo e de longa duração, pois muitos queimados graves apresentam restrições físicas, incluindo aquelas causadas por amputações. “Nossa intenção é retornar esse paciente para a participação social, para o retorno de suas atividades independente das sequelas que ele tem”, avaliou Santuzzi. 

Os atendimentos são feitos todas as segundas-feiras à tarde, no campus de Maruípe, em Vitória. Lá, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo recebem pessoas de todo o Espírito Santo, sobretudo interior, adultos e crianças. Os profissionais fazem a avaliação clínica e traçam as demandas conforme as necessidades individuais. 

“A demanda é direcionada para a necessidade, então a gente vai ter paciente com dificuldade de caminhar, com dificuldade de marcha, pacientes que tiveram amputação. Então a gente tem um atendimento especializado que trabalha a pele, a questão da queimadura, mas também todas as outras necessidades do pacientes”, disse Santuzzi. 

Por se tratar de um projeto de extensão, a coordenadora explicou a contribuição dele para a formação profissional, o incentivo à produção de materiais científicos e à capacitação profissional. Há ainda uma vertente com foco na educação em saúde para divulgar a iniciativa e a prevenção de queimaduras. 

A coordenadora do projeto ressaltou a importância do tratamento precoce desse tipo de lesão, pois muitos acabam chegando tardiamente. Geralmente o encaminhamento é feito por intermédio dos três Centros de Tratamento de Queimados (CTQs) existentes no estado: Hospital Estadual Infantil de Vitória e Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ambos públicos, e o Hospital Vitória Apart Hospital, na Serra, da rede privada. 

Os deputados reconheceram os resultados positivos do projeto. O presidente da comissão, Doutor Hércules (Patri), ressaltou a necessidade de uma psicóloga e uma assistente social para compor a equipe, enquanto Luciano Machado (PSB) e Dr. Emílio Mameri (PSDB) sugeriram suporte por parte do governo do Estado para ampliar esse serviço. 

A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Ufes, Mariana Midori Sime, participante da iniciativa, avaliou que a existência de uma equipe multidisciplinar para atendimento exclusivo dos queimados nos três hospitais de referência ajudaria na reabilitação. “Faz muita falta não ter os profissionais nos CTQs”, frisou. 

Realizado pela Ufes, o Projeto Fênix oferece atendimento multidisciplinar para reinserir pacientes na sociedade

Saúde conhece iniciativa que reabilita queimados

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Saúde conhece iniciativa que reabilita queimados

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.