Na quarta-feira passada, o Santos foi oficialmente rebaixado para a Série B após a derrota por 2 a 1 contra o Fortaleza, marcando o primeiro rebaixamento da história do clube. Em uma campanha desastrosa, o time sofreu o maior número de derrotas por três ou mais gols no Campeonato Brasileiro, de acordo com o Sofascore.
As derrotas ocorreram nos jogos contra Cuiabá (3 a 0), São Paulo (4 a 1), Fortaleza (4 a 0), Cruzeiro (3 a 0), Internacional (7 a 1), Fluminense (3 a 0) e Athletico-PR (3 a 0).
Das sete partidas em que sofreu derrotas por mais de três gols, três foram contra equipes que terminaram na segunda metade da tabela (São Paulo, 11º; Cuiabá, 12º e Cruzeiro, 14º). O Cruzeiro, em particular, encerrou o campeonato com o pior ataque, marcando apenas 35 gols ao longo das 38 rodadas.
Com as várias goleadas sofridas, o Santos encerrou o Campeonato Brasileiro com a terceira pior defesa, sofrendo 69 gols, superando apenas o Coritiba, penúltimo colocado com 73 gols sofridos, e o lanterna América-MG, com 81.
Com o rebaixamento, o Santos se juntou ao Goiás, Coritiba e América-MG na Série B de 2024.