Por Rodrigo Matuck
O Santos enfrentou um dos momentos mais vergonhosos de sua história nesta quarta-feira, ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Fortaleza, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o Peixe foi rebaixado para a Série B do torneio pela primeira vez em 111 anos.
No entanto, é importante ressaltar que esse declínio não é resultado apenas desse jogo. A temporada inteira foi marcada por dificuldades, começando pelo desempenho no Campeonato Paulista, onde, ainda sob o comando de Odair Hellmann, o time foi eliminado na fase de grupos após derrotas humilhantes. O mesmo cenário se repetiu na Sul-Americana, onde o clube não conseguiu avançar de fase.
Diante das adversidades, a diretoria tentou mudar o comando técnico, mas suas decisões foram precipitadas. Paulo Turra foi a primeira aposta, adotando uma postura mais rígida, porém sua passagem durou apenas sete jogos. Em seguida, Diego Aguirre assumiu, mas também não permaneceu por muito tempo, sendo demitido após cinco partidas. Sem opções no mercado, Marcelo Fernandes acabou sendo efetivado. No início, ele conseguiu bons resultados, mas o time desandou na reta final, não vencendo nenhum dos últimos cinco compromissos e acabando na zona do rebaixamento.
Além dos problemas em campo, o Santos enfrentou turbulências nos bastidores, como o envolvimento do zagueiro Eduardo Bauermann em um esquema de apostas, o caso de assédio envolvendo o coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão, que acabou pedindo demissão, e o tumulto causado por Marcos Leonardo e Jean Lucas ao se atrasarem para uma viagem.
Todos esses fatores levaram ao inédito rebaixamento do Santos para a Série B do Brasileirão. Agora, para o ano de 2024, uma grande reformulação é necessária, começando pela comissão técnica. É urgente a contratação de um novo técnico e reforços em todas as posições.
O Santos encerrou o Brasileirão na 17ª colocação, com 43 pontos, dois a menos que o Bahia, que venceu o Atlético-MG e escapou do rebaixamento. Já o Vasco bateu o Red Bull Bragantino e também conseguiu evitar a queda.