A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) conta com um espaço para dar mais visibilidade à comunidade surda e aos profissionais capixabas que atuam como intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Sala de Libras Alexandre Eneias Pimentel, localizada junto ao Plenário Dirceu Cardoso, é mais uma das medidas do Legislativo estadual em prol da cidadania e inclusão.
O local onde é realizada a tradução em Libras dos pronunciamentos durante as transmissões das sessões plenárias pela TV Assembleia leva o nome do colatinense que deixou como legado a luta pela inclusão social dos surdos no Espírito Santo e pelo reconhecimento da importância da Libras nesse contexto. Alexandre Eneias Pimentel faleceu aos 31 anos, em março de 2004.
Homenagem
O nome foi escolhido pela comunidade a partir de enquete realizada no portal da Federação Desportiva dos Surdos (FDSES). “Houve a sugestão de 207 pessoas com legado importante na inclusão dos surdos e o vencedor acabou sendo Alexandre Pimentel. Ele foi um dos pioneiros na militância em prol das pessoas com surdez, fundou em sua própria casa e com recursos particulares a Associação dos Surdos de Colatina”, explicou Eliana Burgarelli, uma das tradutoras e intérpretes de Libras nas transmissões das sessões plenárias da TV Assembleia.
Na inauguração do espaço, em 22 de dezembro último, o presidente da Federação dos Surdos do Espírito Santo, Evandro Teles, destacou a importância do serviço de Libras na Casa. Com a ajuda da tradutora Gisele Fontes, que também participa das transmissões da TV Assembleia durante as sessões, explicou que a janela de Libras (recorte feito na tela para a exibição das traduções) fortalece e amplia o exercício da cidadania na medida em que os surdos podem entender o que é dito pelos deputados no plenário.
Fotos da inauguração da Sala de Libras Alexandre Eneias Pimentel
Inclusão
O presidente da Comissão de Saúde e defensor da causa, deputado Doutor Hércules (Patri), disse que a inauguração da sala de Libras representa um momento simples, mas de grande relevância, pois o Parlamento capixaba se transforma a cada dia no mais inclusivo do Brasil.
O presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos), ao comentar as iniciativas em prol da inclusão, considerou inadmissível a Casa que representa todos os capixabas continuar não inclusiva a esse segmento. “Com o apoio de todos os deputados resolvemos tomar medidas para a inclusão, daí vieram essas inovações”, disse, em referência a ações como implantação de rampas externas de acesso para cadeirantes, adaptação de banheiros para pessoas com deficiência e instalação de pisos táteis para cegos.
Musso acrescentou que a contratação de profissionais que traduzem e interpretam em Libras é outra ação de grande importância, pois os surdos, assim como qualquer cidadão, têm o direito à informação e a acompanhar as sessões da Assembleia.
Espaço utilizado por profissionais que fazem tradução de Libras das sessões para a comunidade surda é mais uma ação do Legislativo em prol da acessibilidade
Sala de Libras reforça inclusão e cidadania
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Sala de Libras reforça inclusão e cidadania