Preservar o patrimônio histórico e arquitetônico é manter viva a memória de momentos importantes de uma cidade. É com esse propósito que a Prefeitura Municipal de Marataízes, numa ação conjunta entre as Secretarias de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente, Obras e Urbanismo e Serviços Urbanos realizam melhorias na área onde encontra-se as ruínas do Trapiche, localizado no Porto da Barra de Itapemirim.
Considerado um precioso patrimônio histórico e arquitetônico da segunda metade do século XIX, construído pelo Barão de Itapemirim entre 1860 a 1883, desde a segunda quinzena de setembro o local recebe serviços de limpeza, capina, cercamento e em breve será instalada uma iluminação cênica e ainda, será afixado uma placa com todas as informações históricas do monumento, para que todos possam conhecer sua importância cultural, histórica e econômica.
O Porto da Barra é uma área muito frequentada por moradores, visitantes, turistas, fotógrafos e escolas que visitam o local para conhecer e registrar a beleza natural e histórica de Marataízes. Preservar o Trapiche é garantir que a história seja conhecida por todas as gerações.