Rio Sobe 8 metros em Castelo
A situação de Castelo-ES é de calamidade, a Defesa Civil informou que todos os acessos a cidade estão bloqueados e o Espírito Santo continua em estado de atenção máxima.
As chuvas continuam constantes e podem provocar mais tragédias.
O rio que corta o município de Castelo, na Região Sul do Espírito Santo, subiu cerca de 8 metros e inundou a cidade entre a noite de sexta-feira (24) e a manhã de sábado (25). Segundo informações iniciais da Defesa Civil Municipal, muitas residências foram alagadas e cerca de 100 pessoas estariam ilhadas.
Inundação em Castelo
A equipe do Corpo de Bombeiros já foi acionada para fazer o resgate aéreo dessas pessoas.
De acordo com a Defesa Civil da cidade, o nível do rio começou a baixar neste sábado. As equipes pedem que os moradores que precisem de resgate aguardem pelo socorro onde estão e não se arrisquem nas águas.
Mais Notícias sobre Inundações no Espírito Santo
- Defesa Civil de Itapemirim monitora nível do rio que corta a cidade
- Ciclone subtropical Kurumí se forma na costa do ES. Chuvas podem chegar a 150mm
- Sobe para 7 número de mortos vítimas das chuvas no Sul do Espírito Santo
Criança Morre Soterrada em Iúna
A cidade de Iúna é uma das que estão inundadas neste sábado (25). Durante a forte chuva nesta noite, um deslizamento de terra aconteceu e uma criança morreu soterrada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo ainda não foi encontrado.
ESPÍRITO SANTO E MINHAS GERAIS PEDEM SOCORRO
Após uma semana das enchentes e devastações em Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves, o dia desta sexta-feira (14) e madrugada deste sábado (25) foi marcado por muita chuva. Os rios que cortam a região do Caparaó e que desaguam no rio Itapemirim subiram fora do esperado.
Nas cidades de Iúna, Ibatiba e Muniz Freire que receberam o maior número de chuva, tiveram pessoas soterradas. Duas foram resgatadas por vizinhos ainda com vida. A cidade de Castelo recebe a pior enchente dos últimos anos.
Cidades Capixabas estão Alagadas
A situação de Cachoeiro está em alerta máximo, pois o Rio Itapemirim já ultrapassou 4,20 metros de altura. Em alguns pontos da cidade já existe transbordamento e a situação pode piorar, pois em várias áreas nas cabeceiras do rio está chovendo muito.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Francisco Daroz, as pontes do município já começaram a ser interditadas para evitar maiores riscos à população. Ele orienta que a comunidade evite ficar às margens do rio ou em locais de riscos.
Em caso de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil por meio do 199 ou 193.
Irupi-ES também está sofrendo com o transbordamento do rio
No interior de Irupi-ES, após as chuvas da tarde desta sexta-feira (24), uma represa acabou se rompendo e, inundando algumas casas da região. A barragem se rompeu por volta das 14h.
A represa que fica em Santa Cruz de Irupi, distrito do município de Irupi, já estava sendo monitorada desde o início desta manhã.
Represa se rompe em Irupi-ES
Moradores disseram que no local havia uma máquina fazendo uma intervenção para amenizar os impactos que a inundação poderia causar.
A Defesa Civil acompanha e, monitora a situação de outra barragem, que também corre o risco de se romper. Os moradores já foram alertados.
Confira os vídeos das inundações em Irupi-ES
Leia Também
- Notícia sobre possível rompimento de barragem em Venda Nova do Imigrante é falsa
- Mantenópolis recebe R$ 3 milhões em obras de drenagem e pavimentação
Fonte: Folha do ES