Programa de Entrevistas ‘Reverso Ufes’ Retorna à TVE com Novos Episódios
O programa de entrevistas ‘Reverso Ufes’ volta a ser exibido na grade da TVE (canal 2.1 da TV aberta) a partir do dia 10 de abril, com transmissão às 0h45 de quinta-feira. Para sua reestreia, a atração trará à tona a proposta de emenda constitucional (PEC) que visa alterar a jornada semanal de trabalho no Brasil. O especialista em Direito do Trabalho, Adib Salim, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será o convidado para discutir o tema.
Criado em 2020, o ‘Reverso Ufes’ é um projeto que mescla formação acadêmica e produção audiovisual, sendo inteiramente realizado por alunos da disciplina de Jornalismo Audiovisual da graduação em Jornalismo da Ufes. Em seus seis anos de existência, o programa já realizou mais de 125 entrevistas, cujo objetivo é analisar, interpretar e esclarecer questões relevantes da atualidade por meio de conversas de aproximadamente 13 minutos com especialistas de diversas áreas.
Além dos acadêmicos da Ufes, o programa também conta com a participação de profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas, como economia, política, saúde, cultura e identidade. A prática proporciona aos estudantes uma valiosa experiência na condução de entrevistas e na produção de conteúdo televisivo.
A série de entrevistas programadas para as próximas semanas inclui temas de grande relevância social e política, como:
- 10/04 – Fim da escala 6 por 1
- 17/04 – Participação das mulheres na política, com a vereadora de Vitória, Karla Coser
- 24/04 – Polarização política no Brasil
- 01/05 – Mudanças climáticas e inflação de alimentos
- 08/05 – Vícios em apostas online
- 15/05 – Ascensão da extrema direita na geração Z
- 22/05 – Saúde mental de cuidadores de crianças autistas
- 29/05 – Resgate da cultura afro-brasileira, com o professor Gustavo Forde
- 05/06 – Mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- 12/06 – Cultura da magreza e uso de medicamentos, com a psicóloga Renata Sampaio
- 19/06 – Identidade cultural vs. estereótipos culturais
- 26/06 – Excesso de tecnologia e TDAH
- 03/07 – Discurso de ódio nas redes sociais
- 10/07 – Políticas públicas de combate à obesidade
- 17/07 – Inteligência Artificial: desafios e oportunidades
- 24/07 – Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Cada entrevista é conduzida por um aluno diferente, proporcionando um aprendizado diversificado e enriquecedor aos futuros jornalistas. O programa é orientado pelo professor Rafael Paes Henriques, do Departamento de Comunicação da Ufes.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública está à disposição através do telefone (27) 3636-6651 e pelo site www.fundacaocarmelia.com.br. Acompanhe as redes sociais da TVE e da Fundação para atualizações sobre a programação.
Fonte: Governo ES