O Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação (NEducação) realizou, na tarde desta quinta-feira (27), uma reunião virtual para esclarecimento de dúvidas sobre o questionário de educação 2020. O encontro contou com a participação de 70 representantes municipais da educação. O prazo para envio dos formulários vence em 11 de setembro.
Esta foi a segunda reunião virtual realizada para essa finalidade. Na primeira reunião, a coordenadora do NEducação, Paula Sabra, explicou como o questionário deverá ser preenchido e onde acessá-lo na plataforma CidadES. Segundo ela, as informações referentes ao nome da escola, código INEP, endereço, localização e geolocalização já estão pré preenchidas com os dados informados no levantamento realizado em 2019. Caso haja necessidade de acrescentar escola não informada no ano anterior, os dados deverão ser informados neste mesmo questionário.
Esta segunda reunião, sugestão dos representantes municipais de educação, teve por objetivo sanar as dúvidas surgidas durante o preenchimento do questionário para avaliação do planejamento da rede de educação pública.
Veja as principais orientações dadas pela coordenadora de educação para o preenchimento do formulário, em resposta a dúvidas levantadas pelos participantes:
- Escolas com turmas seriadas e escolas com turmas multisseriadas deverão ser declaradas em planilhas distintas, elaboradas conforme as especificidades de cada tipo de turma. As escolas que possuírem turmas seriadas e turmas multisseriadas deverão ser declaradas em ambas as planilhas, com as informações referentes respectivo tipo de ensino;
- Informar o quantitativo de salas de aula dentro da escola (em uso e ociosas);
- Em relação a vigilância, considera-se para o critério colocar vigia de segurança e vigilante, inclusive noturno. Não se considera porteiro.
Paula explicou ainda que há um campo de informações abertas na página do Sistema CidadES, para que o gestor possa detalhar eventuais especificidades da escola de sua rede.
Dúvida de acesso ao sistema CidadES pode ser esclarecida pelo suporte do Tribunal de Contas.
Veja a apresentação