
Fenômeno da eleição de 2020, quando estreou na política e ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, o advogado e professor Diego Libardi foi aprovado como novo membro da RenovaBR, principal escola de formação política do Brasil. Em 2018, cerca de 20% dos membros venceram as eleições em seus Estados.
“O Renova é muito criterioso na escolha de seus alunos, e saber que fui aceito para integrar esse time de homens e mulheres que querem transformar a política me deixa muito contente”, disse Libardi, que tem pós-graduação em Gestão Pública e Ambiental.
Tanto critério não é pra menos. As vagas são muito disputadas e, até hoje, apenas duas mil pessoas foram aceitas – entre todos os candidatos de todos os Estados do Brasil.
“Há uma grande dificuldade dos políticos de hoje de pensar a política de forma holística. São sempre troca de favores — o que está intrínseco na política e não vai mudar com rapidez. Mas, nem por isso devemos reduzir a política às trocas de favores e gentilezas. Ela é maior. Não se faz transformação social alguma sem que seja por meio da política, da implementação de políticas públicas. E acompanhar as mudanças da sociedade se torna essencial para a eficácia desse modelo”, concluiu.
Pesou a favor de Libardi sua juventude e, ao mesmo tempo, sua experiência acumulada. Aos 38 anos de idade, ele já foi secretário de Meio Ambiente de Marataízes e superintendente do IBAMA/ES. Atualmente é membro da Comissão Estadual de Meio Ambiente da OAB/ES.