Fazer renda pelo Instagram se tornou uma opção para milhares de brasileiros. Afinal, nosso país passa por um momento de crise financeira.
Dessa forma, as redes sociais e a internet de modo geral, tem atraído cada vez mais pessoas como opção de fonte de renda.
Nesse sentido, o Instagram é uma das redes mais utilizadas quando o assunto é a divulgação e venda de produtos. Afinal, essa é uma rede social muito visual que possibilita:
- Compartilhamento de fotos, imagens e vídeos de produtos;
- Divulgação de itens à venda e posts de stories sobre o que você anuncia;
- Na Bio você pode colocar o link do site oficial para compras online.
Se você também está interessado(a) em fazer renda pelo Instagram mas não sabe por onde começar, fique tranquilo(a)!
Falaremos sobre como é possível ganhar dinheiro através do Insta e quais ferramentas devem ser utilizadas.
É importante que você saiba todos os macetes que podem te ajudar a lucrar muito com essa rede social. Afinal, milhões de pessoas estão diariamente no Instagram e ele pode ser a sua “vitrine”.
Leia esse Guia até o final e domine o Instagram! Boa leitura!
Como fazer renda pelo Instagram
Antes de mais nada, você não precisa ser uma celebridade ou alguém muito famoso para monetizar o seu Instagram. Segundo pesquisas, é possível iniciar publicidade e lucro a partir de 5.000 seguidores na rede social.
No Brasil, existem pessoas que ganham milhares de reais por post no Instagram e também em outras redes.
Contudo, caso você esteja começando, pode cobrar bem menos por pacotes de publicações.
Sobre os valores, nós falaremos depois. Confira abaixo nossas dicas para você fazer renda pelo Instagram desde já!
Anuncie produtos nos seus posts
Você pode aproveitar os seus posts como espaços especiais para divulgação de produtos. Ou seja, é possível combinar com uma empresa ou prestador de serviços que você faça posts (ou pacotes) como #publi.
Normalmente, este tipo de post fica no topo do seu Instagram entre 8 ou 12 horas. Já sobre o preço, você pode cobrar uma média de R$0,01 por seguidor ou fechar valores fixos no pacote.
Nesse sentido, se você tem 5.000 seguidores o post sairá por R$50,00. Sabemos que pode parecer pouco, porém, imagine fazer 2 posts diários para diferentes empresas?
Será uma média de R$100,00 por dia e R$3.000 por mês.
Usar a sua Bio como uma “vitrine”
Existe um espaço no Instagram que todos conhecemos como Bio. Essa aba fica no perfil do usuário e é um local para a sua biografia.
Nesse sentido, pode ser um ótimo lugar para anunciar algo que você vende. Isso porque na Bio é possível colocar links de sites.
Para você entender melhor, vamos a um exemplo: suponhamos que você anuncie doces de pote para a “Quitanda da Ariane” (nome fictício).
Você pode combinar com ela que além de posts sobre os produtos, você também cederá alguns dias por semana o link dela de compras na sua Bio.
Desse modo, além da exposição dos doces no seu feed, seus seguidores terão acesso rápido ao link de compras.
Assim, recomendamos que você combine uma comissão sobre cada venda realizada a partir do link do seu Instagram. Viu só como não é tão complicado fazer renda pelo Instagram?
Aproveite as legendas das suas fotos
De antemão, saiba que essa é uma das opções mais discretas para você monetizar o seu Instagram. Normalmente, funciona da seguinte forma:
- Você faz posts normalmente na sua rede social;
- Entretanto, as legendas das suas fotos serão utilizadas por uma outra conta (pessoal de influencer ou comercial);
- Assim, a sua legenda terá algum @ que direciona os seus seguidores para a conta que está pagando por esse espaço.
Tenha um Instagram comercial
Desde o mês de julho de 2016, o Instagram criou uma nova modalidade de conta: o perfil comercial.
Rapidamente as contas comerciais caíram no gosto popular, principalmente entre:
- Microempreendedores;
- Vendedores autônomos;
- Empresas de todos os tamanhos;
- Lojistas em geral.
Assim, o Instagram passou a ser uma verdadeira vitrine onde você pode demonstrar e anunciar produtos.
Faça um site + Instagram e outras redes
Sob o mesmo ponto de vista do tópico anterior, é possível utilizar o Instagram como local de vendas. Contudo, os recursos e ferramentas dessa rede social para a comercialização são (ainda) muito restritos.
Portanto, se você deseja obter renda pelo Instagram com vendas indicamos as seguintes dicas:
- Direcione sempre que possível em seus posts, os seguidores para uma loja virtual;
- Nesse sentido, insira o site da sua loja virtual na sua Bio;
- Ademais, coloque o número do WhatsApp comercial da sua loja em posts, Bio e todos os lugares visíveis;
- Selecione mais uma rede (o Facebook ou LinkedIn, por exemplo) e atue em 2 ou 3 redes sociais distintas. Afinal, isso gera engajamento e tende a atrair mais público.
Entenda tudo sobre posts no Instagram
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as possibilidades de monetização, veja mais sobre os posts.
Lembre-se que eles são importantes para manter os seus seguidores e atrair novas pessoas. Portanto, é fundamental ter uma boa estratégia quando o assunto é postar no Instagram. Nesse sentido, separamos alguns pontos superimportantes sobre posts, veja só:
Frequência:
É interessante que você seja ativo no Instagram, afinal, quando o assunto é monetizar o mais importante é ser visto.
Todavia, tenha em mente que para gerar engajamento não basta “só aparecer”. Ou seja, é necessário que você tenha algo relevante para postar e/ou para dizer. Sugerimos a seguinte estratégia:
- Se você possui uma loja, pode fazer 1 ou 2 anúncios diários e 3 a 4 stories por dia sobre produtos e/ou confecção de itens;
- Caso você seja (ou queira ser) um digital influencer, realize 2 a 3 posts por dia e faça stories interessantes sobre sua rotina, treinos e seu estilo de vida. Porém, cuidado para não ser repetitivo e maçante;
- Lembre-se de mesclar posts um pouco mais pessoais com os anúncios que você fechou. Desse modo, insira a utilização do produto no seu dia-a-dia e mostre isso aos seus seguidores.
Filtros:
De antemão, saiba que muitas fotos viralizam ou atraem muito público apenas pelo filtro. É isso mesmo!
Alguns estudos e pesquisas já mostraram que é graças a alguns tratamentos específicos que fotos comuns caem no gosto do público.
Confira agora quais são os filtros mais usados e mais populares no Instagram atualmente:
- Normal (quando a foto já é excelente);
- Brooklyn;
- Valencia.
Além disso, outras estratégias que funcionam muito com o Instagram é:
- Poste stories engraçados e divertidos inspirados em assuntos virais (cuidado para não copiar);
- Publique memes que estão na moda e que sempre atraem visualizações;
- Ademais, posts e stories com mensagens de superação e inspiração costumam gerar bastante engajamento.
Legendas:
Além das dicas que citamos acima, tenha em mente que as legendas dos seus posts são muito importantes. Afinal, elas funcionam como uma “explicação” da foto ou vídeo publicado.
Segundo algumas pesquisas realizadas por sites de marketing digital uma legenda de post deve:
- Ter no máximo 125 a 130 caracteres (em caso de posts da área de marketing e/ou publicidade);
- Contudo, posts comuns podem ter entre 140 e 150 caracteres;
- Atenção! Nada de exagerar nas hashtags! Atualmente, recomendamos entre 5 e 10 em cada post.
Renda pelo Instagram = audiência importa!
Depois de entender sobre posts e algumas ferramentas, vamos falar sobre outra coisa essencial: a audiência.
Afinal, no Instagram e nas demais redes sociais a famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” faz todo o sentido.
Desse modo, para ter renda pelo Instagram é fundamental ter uma boa base de seguidores e ter muito engajamento.
Se você não sabe como lidar com esses números, confira abaixo 5 dicas que podem te ajudar muito no gerenciamento de público.
1. Analise os dados de absolutamente tudo!
Existem alguns aplicativos que podem te ajudar na análise de dados. Além disso, eles direcionarão as suas atividades na rede. Veja só os principais:
- O Social Rank é um app que possibilita a visualização e reordenação de seguidores. Dessa forma, você pode com poucos cliques saber quais perfis mais bombados te seguem;
- Em contrapartida, o Social Blade analisa quais posts que você publicou geram mais engajamento. Além disso, ele te informa como está sendo o crescimento de número de seguidores dentro do seu perfil.
Por fim, recomendamos também o uso do app Iconosquare para quem deseja viver de renda pelo Instagram. Afinal, esse aplicativo é bastante completo e possibilita:
- Ver quais são os seus principais seguidores (que mais comentam e curtem os seus posts);
- Ademais, informa quais os posts mais curtidos em seu feed;
- Envia relatórios sobre o crescimento do seu Instagram;
- Analisa o seu uso de hashtags e expõe as que mais fazem sucesso;
- Além disso, te informa detalhes sobre os seguidores (histórico sobre quem te deu unfollow ou quem passou a te seguir, dentre outras opções).
2. Tenha o máximo de seguidores!
Inicialmente, esse tópico pode parecer muito simples, mas é necessária uma boa estratégia para ter milhares de seguidores.
Afinal, construir uma base grande e sólida de público necessita de tempo e dedicação. Algumas pessoas acham que por terem boas fotos ou serem fotogênicas conseguirão audiência facilmente.
Porém, não é bem assim. Para obter muitos seguidores em menor tempo possível é necessário:
- Fazer cerca de 2 posts diários com as seguintes características: bonito, atraente, com a legenda e as hashtags corretas;
- Além disso, é essencial interagir com outros usuários em comentários, curtir posts e socializar dentro da rede social;
- Produzir stories interessantes e fazer perguntas aos seus seguidores;
- Também é importante engajar campanhas, concursos e promover lives;
- Se envolver no nicho que você atua de forma direta e estar sempre presente no Instagram.
3. Tenha aplicativos para te ajudar!
Sob o mesmo ponto de vista, se você não sabe como colocar em prática as dicas citadas, fique calmo(a).
Afinal, existem apps para todas as funções de compartilhamento e edição de posts para redes sociais. Confira abaixo os principais aplicativos que irão te ajudar!
iWatermark ou Add Watermark Pro
De antemão, saiba que essa dica é voltada para fotógrafos, designers e profissionais da área de produção de imagens. Desse modo, esses apps facilitam a inserção de logotipo superdiscreto em fotos.
Ou seja, aquela marca d’água em uma imagem. Isso porque já é comprovado que as pessoas gostam de repostar ou compartilhar imagens sem logos gigantes aparecendo no conteúdo.
Latergram e Instamizer
Ambos os aplicativos podem ser muito úteis para quem deseja deixar as suas postagens pré-agendadas. Dessa forma, você pode já organizar os posts semanais ou até mesmo mensais na sua rede.
InstaQuote
Esse app é muito útil para quem deseja:
- Tirar uma foto para escrever algo sobre a imagem ou escrever uma mensagem em cima de uma foto que você já possui na galeria do celular;
- Nesse sentido, com o InstaQuote você pode escrever sobre uma imagem e utilizar qualquer tipo de cor, fonte ou alinhamento.
Boomerang
O Boomerang volta e meia faz sucesso no Instagram. Desse modo, se você deseja ter renda pelo Instagram é bom que você domine esse app.
Se você ainda não o conhece, ele permite que você faça gifs animados. Ou seja, suas fotos repetem em uma sequência pré-ordenada.
Repost
Sem dúvidas, o Repost é um dos aplicativos mais famosos em relação ao Instagram. Com esse app você pode compartilhar vídeos, imagens e posts de outros perfis.
Porém, o nome e créditos do conteúdo são 100% transparentes e é uma ótima forma de socialização entre perfis e seguidores.
4. Poste coisas interessantes
Não adianta dominar os apps complementares ao Instagram se você não tiver um conteúdo relevante, não é mesmo? Portanto, fique atento ao que você posta. Veja algumas dicas:
Como saber o quanto postar?
Abaixo vamos te dar uma base de quantos posts você deve fazer diariamente. Porém, isso varia de acordo com o número de seguidores:
Influenciador iniciante (menos de 5K seguidores) | 2 posts por dia: um no horário do almoço e outro à noite |
A partir de 5K seguidores | 3 a 4 posts por dia |
A partir de 10K seguidores | 4 a 5 posts por dia |
Que horas eu devo fazer os posts?
Segundo pesquisas por empresas que avaliam engajamento em redes sociais, os melhores horários para posts são:
Posts no turno da manhã | Horário ideal: entre 8h e 11h |
Posts no turno da tarde | Horário ideal: entre 14h e 16h |
Posts no turno da noite | Horário ideal: entre 19h e 21h |
Entretanto, lembre-se que em finais de semana e feriados, o ideal é postar só após as 11h da manhã. Isso porque as pessoas normalmente acordam mais tarde nesses dias, combinado?
Como escrever uma boa legenda?
Não é necessário ser um escritor para fazer boas legendas. Porém, não escreva apenas o óbvio e aquilo que todo mundo já sabe.
Nesse sentido, faça legendas que tenham relação direta com seu post e que façam as pessoas se sentirem conectadas ao seu conteúdo.
Sobre isso, lembre-se que uma boa legenda pode transformar um post em algo memorável ou afundar a publicação. Dessa forma, uma boa legenda segue as premissas de:
- Verdadeira e apropriada;
- Texto simples, direto e inteligente;
- Além disso, jamais cometa erros de português.
Estabeleça a sua área de atuação
Essa sugestão significa escolher um nicho para você atuar. Ou seja, nada de fazer do seu perfil uma salada mista.
Foque em algum tipo de conteúdo e invista nele. Como exemplos de nichos, podemos citar alguns, tais como:
- Cinema;
- Beleza;
- Moda;
- Fotografia;
- Veganismo;
- Fofoca;
- Esporte e lazer;
- Arte e entretenimento;
- Fitness e treinos.
5. Configure seu Instagram corretamente
Agora que você já sabe tudo sobre posts, veja como configurar o seu perfil. Essas informações podem te ajudar muito na conquista de novos seguidores. Confira!
Conta privada: saia dessa!
Primeiramente, se você deseja renda pelo Instagram é essencial que sua conta seja pública. Afinal, nada é mais desanimador do que chegar a um perfil e ver um cadeado na tela do celular.
Foto
Tenha em mente que a sua foto de perfil é o seu cartão de visitas. Ou seja, precisa ser muito bonita mas sem exageros e sem excesso de edição de imagem.
Desse modo, deixe a sua foto de perfil o mais simples e “clean” possível. Em caso de conta comercial, abrevie o nome da empresa ou deixe apenas o mínimo de caracteres possível na imagem.
Bio adequada
As pessoas irão apenas correr o olho na sua Bio antes de se decidirem entre “seguir” ou não a sua conta. Portanto, coloque poucas informações e apenas as mais importantes na sua Bio.
Para atrair novos seguidores, escreva:
- Quem você é;
- O que você faz;
- Sobre o que é a sua rede social.
Assim, você terá um público direcionado para aquilo que você posta e valoriza.
Instagram + Facebook
Essa dica tem mais a ver com segurança do que propriamente com número de seguidores. Assim, recomendamos que você vincule a sua conta de Instagram ao Facebook. Isso porque em caso de problemas no Instagram, você conseguirá recuperar a sua conta com os dados da outra rede.
Dicas práticas para ter uma ótima renda pelo Instagram
As áreas de atuação frente ao Instagram são muitas e evoluem a cada dia. Nesse sentido, veja abaixo 3 métodos de possibilidade de renda pelo Instagram. Confira!
1. Seja um digital influencer
Conforme você já sabe, com cerca de 5K seguidores você já consegue patrocínio e renda no Instagram. Ou seja, para ser um digital influencer é necessário:
Base de seguidores e engajamento;
- Anúncios bem produzidos e posts qualificados;
- Legendas assertivas e hashtags adequadas;
- Constância em posts e diálogo com marcas que façam sentido para você e para o seu público.
Sobre isso, basta seguir as nossas dicas e já começar a ir atrás de possíveis patrocinadores. Ah, não se esqueça de montar o seu Midia Kit: abaixo falaremos um pouquinho sobre essa excelente ferramenta.
2. Venda produtos digitais
Além de digital influencer, outro tipo de profissional tem ganhado cada vez mais espaço no Instagram: o vendedor de produtos digitais.
Nesse sentido, algumas plataformas como a Hotmart, Amazon e Eduzz, permitem que você venda produtos para eles e ganhe uma comissão sobre cada venda.
Existem produtos (ou infoprodutos) que disponibilizam cerca de 15% de comissão! Para isso você precisa:
- Se cadastrar nos sites onde os produtos ficam disponíveis;
- Estudar sobre os produtos e conhecer bem o que eles são (afinal, você será uma espécie de representante do item);
- Divulgar o produto nas suas redes sociais e promovê-lo da melhor forma possível.
3. Venda produtos em geral
Além disso, caso você esteja desempregado ou precise de uma grana extra, faça do Instagram uma loja. Você pode vender:
- Roupas;
- Acessórios;
- Cestas de café da manhã;
- Utensílios domésticos (panos de prato, tapetes, etc.);
- Itens de bijuterias, dentre outras opções.
Dessa forma, crie uma conta comercial, exponha os seus produtos e explore as ferramentas do Instagram. Lembre-se de ter um número comercial para contato e, se possível, tenha uma máquina para aceitar cartão.
Posteriormente, faça um site e uma loja virtual. Assim, você poderá crescer e ter renda pelo Instagram de forma definitiva.
Midia Kit
Conforme falamos acima, é indispensável que um digital influencer tenha um Midia Kit. De antemão, saiba que o Midia kit é uma espécie de portfólio do seu Instagram. Ou seja, nele você colocará dados sobre a sua rede social, tais como:
- Seu @ e descrição do seu nicho de atuação;
- Número de seguidores;
- Média de curtidas e comentários semanal do seu perfil;
- Exposição de benefícios que uma marca terá ao divulgar publicidade na sua página;
- Sua versatilidade e facilidade na propaganda de serviços e/ou produtos (infoprodutos).
O futuro do Instagram e de outras redes sociais
Em síntese, o Instagram se tornou uma máquina poderosa de publicidade, fonte de renda e exposição de marcas, empresas e produtos.
Dessa forma, é importante que pessoas públicas e empresas invistam nessa rede social que veio para ficar. Se você quer saber mais sobre o tema, se mantenha conectado ao nosso site.
Afinal, sempre estamos em busca de novidades e informações sobre tecnologia para você!
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