Fortalecimento da atenção especializada
Visando ao fortalecimento do Programa de Redução do Tempo de Espera de Procedimentos, da Secretaria da Saúde (Sesa), a Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC) tem promovido a ampliação da oferta de consultas e exames especializados para além da oftalmologia em toda a região.
De acordo com Maricelis Caetano Engelhardt, por meio de novos credenciamentos e da contratualização, a Região Central de Saúde passou a ofertar neste ano de 2023 uma média de 5.102 vagas em consultas e exames por mês, com mais de 90 itens de exames e procedimentos e 51 contratos vigentes.
Além disso, o acesso aos serviços especializados também foi prioridade do Núcleo Regional de Especialidades de Colatina (NREC). Neste ano, o Núcleo totalizou 24.500 consultas e conta com 25 profissionais especialistas. O dado mostra um aumento em mais de 12% quando comparado à oferta no ano anterior, que foi de 21.800 atendimentos.
Outro destaque importante para 2023 foi a implementação, ainda em dezembro, do Programa de entrega de óculos no NRE de Colatina. “Temos uma perspectiva muito positiva para o ano de 2024 no NRE de Colatina. Vamos passar a contar com 26 especialistas e daremos continuidade ao programa recém-implementado para a distribuição dos óculos aos usuários do SUS”, celebrou a superintendente da Regional de Saúde de Colatina.
Esforços para reduzir absenteísmo e propostas para 2024
Segundo Maricelis Caetano Engelhardt, os profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, durante este ano, estiveram com os municípios que compõem a Região Central de Saúde, no esforço para a redução do absenteísmo de consultas e exames. Isso ocorre quando um paciente confirma o seu procedimento, mas por algum motivo não comparece e não avisa ao serviço a sua falta, não dando tempo hábil para a marcação de outro paciente.
“Estivemos reunidos com cada gestor dos 15 municípios para compartilhar a importância da redução do absenteísmo. Mostrar que no momento que eles enviam a solicitação, mas não há a ida do paciente, outro deixa de ser atendido. Não basta apenas ofertar o serviço, precisamos também pensar nesse usuário que não comparece”, explicou a superintendente.
Para o próximo ano, ela reforça o empenho da equipe em ampliar a oferta de consultas e exames, a redução do absenteísmo, além de ampliar o apoio institucional aos municípios. “Queremos também continuar o desafio de desenvolver a cultura do planejamento integrado para o monitoramento e a avaliação das ações, além de apresentar a proposta de reestruturação da Superintendência em nosso novo organograma”, salientou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida
Fonte: Governo ES