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Regionalização do acesso para consultas e exames oftalmológicos se estabelece na Região Central de Saúde pelo Governo do ES




Regionalização do acesso para consultas e exames oftalmológicos se consolida na Região Central de Saúde

Fortalecimento da atenção especializada

Visando ao fortalecimento do Programa de Redução do Tempo de Espera de Procedimentos, da Secretaria da Saúde (Sesa), a Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC) tem promovido a ampliação da oferta de consultas e exames especializados para além da oftalmologia em toda a região.

De acordo com Maricelis Caetano Engelhardt, por meio de novos credenciamentos e da contratualização, a Região Central de Saúde passou a ofertar neste ano de 2023 uma média de 5.102 vagas em consultas e exames por mês, com mais de 90 itens de exames e procedimentos e 51 contratos vigentes.

Além disso, o acesso aos serviços especializados também foi prioridade do Núcleo Regional de Especialidades de Colatina (NREC). Neste ano, o Núcleo totalizou 24.500 consultas e conta com 25 profissionais especialistas. O dado mostra um aumento em mais de 12% quando comparado à oferta no ano anterior, que foi de 21.800 atendimentos.

Outro destaque importante para 2023 foi a implementação, ainda em dezembro, do Programa de entrega de óculos no NRE de Colatina. “Temos uma perspectiva muito positiva para o ano de 2024 no NRE de Colatina. Vamos passar a contar com 26 especialistas e daremos continuidade ao programa recém-implementado para a distribuição dos óculos aos usuários do SUS”, celebrou a superintendente da Regional de Saúde de Colatina.

Esforços para reduzir absenteísmo e propostas para 2024

Segundo Maricelis Caetano Engelhardt, os profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, durante este ano, estiveram com os municípios que compõem a Região Central de Saúde, no esforço para a redução do absenteísmo de consultas e exames. Isso ocorre quando um paciente confirma o seu procedimento, mas por algum motivo não comparece e não avisa ao serviço a sua falta, não dando tempo hábil para a marcação de outro paciente.

“Estivemos reunidos com cada gestor dos 15 municípios para compartilhar a importância da redução do absenteísmo. Mostrar que no momento que eles enviam a solicitação, mas não há a ida do paciente, outro deixa de ser atendido. Não basta apenas ofertar o serviço, precisamos também pensar nesse usuário que não comparece”, explicou a superintendente.

Para o próximo ano, ela reforça o empenho da equipe em ampliar a oferta de consultas e exames, a redução do absenteísmo, além de ampliar o apoio institucional aos municípios. “Queremos também continuar o desafio de desenvolver a cultura do planejamento integrado para o monitoramento e a avaliação das ações, além de apresentar a proposta de reestruturação da Superintendência em nosso novo organograma”, salientou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br




Fonte: Governo ES

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