Esta semana os moradores do distrito de Itaipava foram surpreendidos pela presença de um inusitado animal no centro urbano da região.
A raposa-do-campo foi avistada pelas vias da localidade e já apresentava certa debilidade de locomoção. Conhecida também como cachorro-de-dentes-pequenos é um animal típico do cerrado, foi recolhida por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com um biólogo e apoio operacional, que encaminharam o animal para o Centro de Zoonoses do município.
Após avaliar o estado de saúde do animal, os veterinário solicitaram a transferência do mesmo para o hospital veterinário da UFES, em Alegre. A equipe da SEMMA realizou o translado do animal para o hospital,dentro das normas técnicas e legais.
Por se tratar de um animal atípico da região, existe a suspeita que o mesmo estivesse sendo mantido em cativeiro. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jean Paz Rosa, pede que “a medida que a população tenha conhecimento de animais sendo mantidos em cativeiro, entre em contato pelo telefone 3529-6419 para que a equipe responsável proceda averiguação”. O Secretário salienta e agradece ao Hospital Veterinário da Universidade pela presteza em receber e atender o bicho.