25.1 C
Marataizes
quarta-feira, junho 18, 2025
quarta-feira 18 de junho de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
NotíciasGeralQuem é Satoshi Nakamoto, o pai do Bitcoin?

Quem é Satoshi Nakamoto, o pai do Bitcoin?

Cada vez mais se fala em Bitcoin e seus lucros. Mas, uma dúvida ainda permanece a respeito do seu criador: afinal, quem é Satoshi Nakamoto?

Apesar da enorme revolução causada pela chegada do Bitcoin ao mercado financeiro, a fama não parece seduzir o pai do Bitcoin, que prefere se manter sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Embora algumas pessoas já tenham reclamado para si o posto de criador desta criptomoeda, até agora nada foi provado sobre quem, de fato, é a pessoa por trás do pseudônimo.

Neste artigo você vai conhecer tudo o que sabemos sobre Satoshi Nakamoto, além de algumas teorias e apostas sobre quem realmente seria o misterioso criador do Bitcoin.

Entenda o que é Bitcoin, a criação que deu fama a Satoshi Nakamoto

Bitcoin é uma moeda virtual ou, como é chamada, uma criptomoeda. Ou seja: não é possível ir ao banco para sacar bitcoins no caixa eletrônico e guardá-los na carteira, por exemplo.

Elas circulam na internet, com valorizações e desvalorizações, como ocorre com as outras moedas conhecidas, como dólar, real ou euro.

quem é Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto desenvolveu as Bitcoins em 2008, após a crise econômica que afetou todo o mundo.

A ideia era tornar a distribuição e produção de dinheiro mais democrática e justa, dando às pessoas possibilidades iguais de conseguir a moeda.

Além disso, com um sistema desenvolvido para as redes, o uso de Bitcoins garante maior segurança e anonimato para a troca de ativos financeiros, sem intermédio de terceiros.

No entanto, mesmo com a intenção de ajudar e revolucionar o mercado financeiro, cada país vê de um jeito diferente os Bitcoins e as criptomoedas, de modo geral.

Assim, no Brasil a criptomoeda é classificada como um bem e deve ser declarada no imposto de renda, da mesma forma que você declara os imóveis, por exemplo. Aqui elas não têm status de moeda.

Enquanto isso, no Japão as criptomoedas são legalmente aceitas como forma de pagamento e na Colômbia, por sua vez, elas são ilegais.

Por fim, cabe dizer que o Bitcoin, criado por Satoshi Nakamoto, não é a única criptomoeda existente, mas foi a primeira a ser criada, além de ser a mais conhecida dentre as mais de três mil que existem hoje em dia.

Quem é Satoshi Nakamoto, segundo ele mesmo

As informações que Satoshi Nakamoto forneceu a respeito dele mesmo dizem o seguinte:

  • Homem;
  • Nascido em 1975;
  • De nacionalidade japonesa;
  • Reside no Japão;
  • Seu nome significa “aquele de ancestralidade sábia”.

Com certeza, é pouco para traçar um perfil que chegue a responder quem é Satoshi Nakamoto de verdade.

Além disso, considerando que ele optou por se manter no anonimato, todas essas informações fornecidas por ele podem ser falsas, tanto quanto o seu nome que, sabemos, foi inventado.

Por isso, juntando uma informação aqui e outra ali, alguns argumentos foram elaborados para confrontar esses dados, questionando principalmente a nacionalidade de Satoshi Nakamoto.

Logo a seguir, você conhecerá esses argumentos e verá algumas teorias sobre a identidade do pai do Bitcoin. Continue a leitura para saber mais!

Os detalhes contraditórios e as muitas teorias

O que não falta na internet são teorias para explicar assuntos diversos. E, quanto mais mistério em torno de um assunto, mais teorias surgem na tentativa de explicar e desvendar tudo.

Foi o que aconteceu com a identidade real do criador do Bitcoin.

Na tentativa de descobrir quem é Satoshi Nakamoto, foram analisadas mensagens enviadas por ele, entre e-mails e postagens feitas em fóruns sobre criptomoedas.

Essas análises levaram em conta alguns padrões de linguagem e estilo usados por Satoshi Nakamoto e outras pessoas, suspeitas de estarem por trás do pseudônimo.

Por ser fluente em inglês britânico, algumas pessoas acreditam que ele não seja japonês ou, pelo menos, não residia no Japão enquanto estava trabalhando no que seria o Bitcoin.

O horário das mensagens que ele trocou com algumas pessoas também indicava que ele não estaria no Japão.

Outras coincidências foram observadas e associadas entre Nakamoto e diversos nomes na intenção de reforçar os argumentos e teorias sobre quem é Satoshi Nakamoto fora da rede.

No entanto, nenhuma teoria pôde ser comprovada, no fim das contas. E todos os suspeitos negaram a paternidade do Bitcoin.

Exceto Craig Steven Wright, um cientista da computação que afirma ser ele o próprio Satoshi Nakamoto, sem conseguir provar nada até o momento.

Quem é Satoshi Nakamoto, segundo as teorias

quem é Satoshi Nakamoto

Entre os diversos nomes apontados como o dono do pseudônimo, estão, por exemplo:

  • Dorian Satoshi Nakamoto acabou apontado por muitos entusiastas no assunto como o criador do Bitcoin e assim o seu rosto ficou conhecido. Isso porque os nomes coincidem e, também, seus ideais, já que desde os anos 90 ele se declara libertário.
  • Nick Szabo, que ficou conhecido por ter criado os contratos inteligentes que ajudaram a dar origem ao Blockchain 2.0, tornando as transações em Bitcoins ainda mais seguras. A escrita dele e de Nakamoto também se assemelham muito.
  • Hal Finney, que faleceu em 2014, entrou para a lista de “suspeitos” por ser o primeiro contato na lista de e-mail de Nakamoto após a criptomoeda ser criada e, curiosamente, também foi a primeira pessoa a receber um Bitcoin.
  • Wei Dai, que criou o sistema B-Money, a biblioteca criptográfica Crypto++ e é autor de artigos sobre sistemas monetários que se aproximam muito do que é o Bitcoin, fazendo dele outro forte candidato ao título de criador da criptomoeda.

Além deles e muitos outros, há a possibilidade de Satoshi Nakamoto ser um grupo de programadores e não, apenas, um programador.

Essa teoria de serem um grupo é reforçada pelo fato do Whitepaper do Bitcoin e toda a programação da criptomoeda terem sido muito bem escritos, levando a crer que uma pessoa sozinha não seria capaz de realizar um trabalho tão bem feito e complexo.

Despedida e homenagens ao desconhecido

Em abril de 2011, Satoshi Nakamoto enviou e-mails para outros desenvolvedores informando que iria migrar para outros projetos.

Isso significa que, desde então, não há notícias sobre o seu paradeiro e o mistério em torno dele permanece sem solução.

Porém, mesmo com a identidade ainda em segredo e sua despedida em 2011, muitas homenagens foram e continuam sendo feitas ao pai do Bitcoin.

A mais recente, inclusive, ainda está por vir: uma estátua feita de bronze será erguida em Budapeste, capital da Hungria. Um detalhe interessante: a estrutura da estátua receberá um acabamento espelhado de forma que qualquer pessoa se veja refletida nela.

E a frase “Somos todos Satoshi”, muito popular entre os membros da comunidade Bitcoin, será gravada na estátua, respondendo de forma ampla, ainda que incerta, ao que todos queremos saber: quem é Satoshi Nakamoto?

Confira Também