As criptomoedas estão cada vez mais em alta. E, com isso, surge a dúvida: quanto ganha um minerador de Bitcoin? Compensa investir nisso?
A resposta pode ser um pouco desanimadora para quem não tem condições de investir, pois a mineração de Bitcoins não pode ser feita com qualquer equipamento.
Para quem pretende comprar Bitcoins como se compra Dólar, também é necessário ter em mãos uma quantia relativamente alta de dinheiro. As criptomoedas estão em alta, lembra?
Mas, se você tem dinheiro guardado e está disposto a investir no mercado das moedas virtuais, seja minerando ou comprando, antes de tudo, precisa saber quanto ganha um minerador de Bitcoin.
Neste post, trouxemos a resposta e algumas dicas para te ajudar a entrar nesse mercado cada vez mais popular e, por isso, concorrido.
Saiba como conseguir Bitcoins
Muito bem. Você está decidido a conseguir Bitcoins, mas não sabe onde arranjar algumas.
Existem alguns caminhos e vamos te contar quais são. Veja abaixo:
- É possível conseguir Bitcoins minerando as moedas. Isso significa que você colocará à disposição da rede uma máquina para decifrar cálculos matemáticos complexos e, por esse trabalho, será recompensado com Bitcoins.
- Se você não possui o equipamento em casa e não pretende comprar um, pode contratar o serviço de empresas que têm se dedicado ao trabalho de minerar Bitcoins para os clientes que bancam o investimento.
- Caso você prefira, pode comprar Bitcoins que são negociados no mercado financeiro, tal qual se negocia a compra e venda de dólares e euros, por exemplo. Estude sobre investimentos, fique de olho na bolsa e quando for a hora, compre!
- Quer mesmo alguns Bitcoins, mas não tem dinheiro para investir de jeito nenhum? Tudo bem. Você pode oferecer serviços ou produtos na internet, aceitar pagamento em Bitcoins e começar a juntar suas criptomoedas assim.
- Não tem dinheiro para investir, não tem produtos para vender e quer muito pelo menos um pouquinho de Bitcoins? Há sites pagando alguns centavos para quem passar um tempo executando tarefas simples como assistir anúncios, jogar, ler etc.
Obviamente, quem tem mais dinheiro para investir, vai conseguir Bitcoins de forma mais rápida.
Assim como, em menor escala, quem tem mais tempo para passar executando as tarefas dos sites que pagam em Bitcoins, conseguirá juntar moedas mais rápido.

Então, se você já possui algum empreendimento ou presta serviços que possam ser negociados na internet, oferecer ao cliente a possibilidade de pagar em Bitcoins pode ser o modo mais simples e barato para conseguir as criptomoedas.
Você tem o dinheiro para investir e quer minerar. Saiba o básico para começar em casa
Se o investimento em equipamentos ou na contratação de mineradores cabe no seu orçamento, entenda o que precisa para começar a minerar.
Em primeiro lugar, defina como fará a mineração: em casa ou com uma empresa contratada?
Se escolher minerar em casa, você precisa saber o seguinte:
- Tenha os equipamentos adequados. Existem modelos muito potentes de placa-mãe, processador, placa de vídeo e GPU ideais para a mineração. Além das mineradoras, como a Antminer, que são especificas para essa finalidade.
- Invista em climatização do ambiente para garantir que a sua máquina não sofra com o superaquecimento após algumas horas de trabalho intenso, sendo levada ao limite de sua capacidade constantemente.
- Dependendo de onde ou com quem você mora, pode ser interessante investir em isolamento acústico para que o barulho da sua mineradora não incomode. Sim! Minerar moedas virtuais produz barulho real.
- Sua conta de luz vai subir muito! Isso porque a mineradora precisa trabalhas 24 horas por dia, consumindo muita energia e isso será refletido na sua conta de luz.
- A manutenção do equipamento pode ser cara e mais frequente do que você gostaria, já que tudo ficará em funcionamento constante e o desgaste não pode ser evitado.
Em resumo: minerar Bitcoins em casa é possível, porém o investimento inicial é muito alto e manter tudo isso em funcionamento pode gerar gastos que ultrapassam os lucros. Ou seja: prejuízo.
Assim, saber quanto ganha um minerador de Bitcoin em casa não é a melhor pergunta a ser feita. A pergunta é: quanto gasta um minerador de Bitcoin em casa?
Você tem o dinheiro para investir, mas não quer minerar em casa. Saiba o que fazer

Como você viu, a mineração em casa é possível, mas exige um investimento tão alto que torna a tarefa inviável para a maioria das pessoas.
Além da questão do investimento, minerar sozinho não rende o suficiente para valer a pena todo o desgaste da sua máquina.
Por isso existem as fazendas de Bitcoin, que funcionam em escala industrial, ocupando um espaço enorme dentro de galpões gigantescos.
Nesses galpões, milhares de máquinas trabalham em conjunto para dar lucro aos investidores. O lucro vem de acordo com a quantia investida ali.
E, com tantas máquinas trabalhando em conjunto nestes ambientes que foram equipados especificamente para obter lucros em Bitcoins, o lucro é certo, tanto quanto o investimento.
Neste caso, porém, é difícil dizer quanto ganha um minerador de Bitcoin, porque o seu lucro será proporcional ao seu investimento.
Apenas a título de curiosidade: Simon Byrne, dono de uma fazenda de mineração equipada com 78 RTXs 3080, investiu pesado para minerar Ethereum, que é outra criptomoeda, como o Bitcoin.
A estimativa é de que em menos de 7 meses ele tenha de volta o valor investido, considerando que cada RTX 3080 consiga lucrar de U$ 6,35 a U$ 9,15 por dia.
Isso dá algo entre U$ 15 mil a U$ 21 mil por mês, considerando o preço da Ethereum em janeiro de 2021, quando o cálculo foi feito.
Veja quanto ganha um minerador de Bitcoin
Com tudo o que explicamos, você já entendeu que minerar Bitcoins em casa, sozinho, pode ser uma tarefa com mais gastos do que lucros, não é?
Mas participando de uma pool, os lucros podem ser animadores.
As pools são grupos de mineradores que oferecem suas máquinas para que elas trabalhem em conjunto na mineração, dividindo os lucros depois, conforme o poder de processamento emprestado por cada um.
Voltando ao quanto ganha um minerador de Bitcoin, dados fornecidos pela Glassnode indicam que alguns mineradores tenham lucrado U$ 1 milhão por hora.
Mas isso, obviamente, com um investimento altíssimo em equipamentos ou contrato com fazendas de mineração.
Outra estimativa, desta vez feita pelo Decrypt, informa que é possível lucrar 1.494 BTC (Bitcoins) por dia, com um equipamento que esteja emprestando apenas 1% de seu poder de processamento ao pool (considerando o F2Pool, maior pool atualmente ativo na rede).
A dificuldade, no entanto, é estar em uma boa pool e, principalmente, investir em um equipamento que tenha condições de competir com outros, cada vez mais robustos.
Assim, saber quanto ganha um minerador de Bitcoin pode até te empolgar, mas não esqueça do investimento para começar e o gasto mensal que isso irá trazer.