23 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
Corpo e Boa FormaQual o Valor da Pílula do dia Seguinte e como devo Tomar?

Qual o Valor da Pílula do dia Seguinte e como devo Tomar?

Para evitar uma gravidez indesejada após uma relação sexual desprotegida ou quando o método anticoncepcional não funcionou (preservativo perfurado, pílula esquecida, etc.), é possível tomar um comprimido para retardar o tempo de ovulação. Veja o valor da pílula do dia seguinte, e quando usá-la ou não.

“Pílula do dia seguinte”

Trata-se de um anticoncepcional de emergência e não um método anticoncepcional “clássico”. Portanto, deve ser encarado de forma excepcional.

As pílulas do dia seguinte contêm levonorgestrel ou ulipristal e estão disponíveis sem receita na farmácia ou centro de planejamento familiar mais próximo.

Valor da Pílula do dia Seguinte
Pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que não deve ser usado com frequência – Foto: Pexels

A pílula do dia seguinte funciona?

As pílulas do dia seguinte ajudam a prevenir uma gravidez indesejada se você tiver relações sexuais desprotegidas, seja porque você não usou anticoncepcionais, esqueceu sua pílula, ou foi abusada sexualmente.

As pílulas anticoncepcionais de emergência não interrompem a gravidez, mas retardam ou previnem a ovulação.

A pílula do dia seguinte é diferente das pílulas abortivas porque essas últimas interrompem uma gravidez já estabelecida.

Como tomar a pílula do dia seguinte?

Se o comprimido escolhido for à base de levonorgestrel, tome-o assim que possível e, no máximo, dentro de 72 horas após a relação sexual desprotegida.

Para uma pílula fabricada com ulipristal, o prazo é de até 120 horas após a relação sexual desprotegida.

Lembre-se que as indicações variam de acordo com as prescrições de cada farmacêutica, quando for comprar a sua pergunte sobre suas indicações e contra-indicações, pois existem muitas marcas no mercado.

No entanto, é bom ter em conta que os profissionais da saúde recomendam que o uso seja feito o antes possível. De fato, quanto antes usada, maior a probabilidade de eficácia da pílula.

Se você vomitar dentro de duas horas após tomar a pílula de emergência, consulte o seu médico.

Já se você tiver relações sexuais desprotegidas nos dias ou semanas após tomar a pílula do dia seguinte, você corre o risco de engravidar

Se você a menstruação atrasar algumas semanas após tomar a pílula do dia seguinte, faça um teste de gravidez.

Conheça os Sintomas de gravidez: Quais são os sinais de que pode estar grávida

Por outro lado, se você notar sangramento ou coágulos sanguíneos que duram mais de uma semana, ou se você sentir dor abdominal 3 a 5 semanas depois de tomar a pílula do dia seguinte, entre em contato com o seu ginecologista.

Isso pode ocorrer, por exemplo, se um óvulo fertilizado ter sido implantado fora do útero, geralmente em uma trompa de Falópio (gravidez ectópica).

Devem ser esperados efeitos colaterais indesejados?

Esta pílula pode causar alguns efeitos colaterais. Em particular, você pode sangrar uma semana após tomar este anticoncepcional de emergência.

Você também pode sentir vômitos, náuseas, dores de estômago, fadiga, tonturas ou até mesmo dores de cabeça. Se você se sentir muito mal, consulte seu médico.

Pílula do dia seguinte efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, que geralmente duram apenas alguns dias, podem incluir:

  • náusea ou vômito;
  • tontura;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • dor nos seios;
  • sangramento entre os períodos ou períodos mais intensos;
  • dor abdominal ou cólicas.

Quais são os riscos?

A contracepção de emergência é uma solução eficaz para prevenir a gravidez após sexo desprotegido. Mas não é tão eficaz quanto outros métodos anticoncepcionais e seu uso rotineiro não é recomendado.

Além disso, a pílula do dia seguinte pode falhar mesmo se usada corretamente, além de não oferecer proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A pílula do dia seguinte não é para todos. Não tome a pílula do dia seguinte se:

  • você é alérgica a qualquer um de seus componentes;
  • você está tomando certos medicamentos que não podem ser usados juntamente com a pílula (veja a bula dos medicamentos);
  • se você está acima do peso ou é obesa, a pílula do dia seguinte pode não ser tão eficaz quanto para mulheres que não o são;
  • certifique-se também de que não está grávida antes de usar o ulipristal.
    Os efeitos do ulipristal no desenvolvimento do bebê são desconhecidos.
    Se estiver a amamentar, o ulipristal não é recomendado.

Pílula do dia seguinte engorda?

Não, a pílula do dia seguinte não engorda. Esse é um mito muito comum relacionado ao uso do medicamento. Contudo, estudiosos dizem que a pílula não tem relação nenhuma com o ganho de peso.

Quando tomar a pílula do dia seguinte?

Para garantir uma maior eficácia, a pílula do dia seguinte (ou contracepção de emergência) deve ser tomada o mais rápido possível após o sexo desprotegido. Algumas farmacêuticas falam de até 5 dias como prazo máximo.

Você pode tomar pílulas anticoncepcionais de emergência a qualquer momento durante seu ciclo menstrual, de manhã, à tarde ou à noite. Não há melhor momento para fazer isso.

Devo esperar até o dia seguinte para tomar aquela pílula de emergência?

Essa é uma das perguntas mais comuns, e a resposta é não. Tome o medicamento o mais rápido possível!

A contracepção de emergência (a pílula do dia seguinte) é eficaz por até cinco dias (120 horas) após o sexo desprotegido (dependendo do que diga a fabricante).

Porém, quanto mais rápido você o tomar, melhor será o efeito. Você não precisa esperar até o dia seguinte ao sexo desprotegido para tomá-la.

Quanto mais cedo for tomada, mais eficaz será a pílula do dia seguinte.

Vale ainda lembrar que esta pílula é chamada de “contracepção de emergência”, o que significa que não pode ser usada em nenhuma circunstância como método convencional de contracepção.

Se liga no Período fértil: Saiba quais são os sinais que deve observar

Como tomar?

A pílula do dia seguinte vem em forma de comprimido. Portanto, é tomada por via oral.

Qual o Valor da Pílula do dia Seguinte?

O Valor da Pílula do dia Seguinte pode variar, sendo em valores de R$ 3,00 a R$ 30,00. O preço vai depender da região do país, do laboratório fabricante e se o medicamento é ou não genérico.

Algumas das marcas conhecidas no nosso país são:

  • Postinor-2.
  • Pilem.
  • Pozato.
  • Diad.
  • Minipil2-Post.
  • Poslov.

Lembramos mais uma vez que se trata de um método contraceptivo de emergência que pode ser usado após uma relação sexual em que o método contraceptivo habitual falhou, por exemplo.

É possível engravidar depois de tomar a pílula do dia seguinte?

Em conclusão

A pílula do dia seguinte costuma ser muito barata em muitos países da América Latina, pois o que se busca é que o maior número de mulheres possa ter acesso a esse medicamento.

Em alguns casos, pode ser encontrada grátis. Nos serviços públicos de saúde está disponível gratuitamente o levonorgestrel de 0,75mg. Nesse caso, a mulher não precisa arcar com o Valor da Pílula do dia Seguinte.

Confira Também