O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve sua proposta de parque tecnológico aprovada no edital da Finep, em uma iniciativa que promete impulsionar a inovação no estado. O Parque Tecnológico Cidade da Inovação (PTCI) será o primeiro do Espírito Santo e tem como objetivo funcionar como um hub de inovação, localizado em Vitória.
A proposta do Ifes foi selecionada em 1º lugar no resultado preliminar da chamada pública Parques Tecnológicos – 01/2024, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Finep, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A equipe responsável pela elaboração da proposta é composta por professores e pesquisadores do Ifes, como Douglas Almonfrey, Francisco José Casarim Rapchan e Lucas Poubel Timm do Carmo.
O marco inicial para a Cidade da Inovação foi a doação dos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC) pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em 2021. Em 2023, o projeto recebeu R$ 5 milhões em recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI), para dar início às ações de planejamento e implantação do Parque Tecnológico. Além disso, o Ifes foi contemplado com um valor próximo a R$ 12 milhões pelo edital da Finep, o que permitirá iniciar a trilha para que o parque entre em operação.
Segundo o coordenador geral da proposta, Douglas Almonfrey, o Parque Tecnológico será um grande construtor de pontes para conectar as estruturas do estado, oferecendo infraestrutura física e governança para impulsionar a inovação e a comercialização de novas ideias. O objetivo é integrar a comunidade científica, acadêmica e empreendedora do Espírito Santo para gerar valor por meio da integração da cadeia produtiva.
O pró-reitor de Extensão do Ifes, Lodovico Ortlieb Faria, destaca que o Parque Tecnológico Cidade da Inovação atuará como um vetor no desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado, promovendo a interação entre academia, empresas, governo e sociedade civil. O projeto visa a execução de políticas de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver produtos, processos e serviços de alto valor agregado.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, comemora a conquista do parque tecnológico, ressaltando que a instituição e o estado do Espírito Santo estão dando um passo importante no cenário da inovação e da pesquisa. Com o PTCI, o Ifes terá mais estrutura e condições para trabalhar em parceria com o setor produtivo e fortalecer a inovação no estado.