Prazo para opinar sobre o documento vai até 13 de setembro.
Uma comissão formada por conselheiros do Conselho Superior do Ifes elaborou a proposta de uma nova resolução com as regras para a realização do processo eleitoral para integrar o órgão colegiado. O texto proposto (minuta) está publicado no site do Ifes e disponível para consulta pública. A comunidade acadêmica tem até o dia 13 de setembro para apresentar suas contribuições. Os comentários devem ser enviados por meio de formulário on-line.
A resolução proposta tem duas alterações principais: a utilização do sistema SIGEleição no lugar das cédulas de papel, na etapa de votação que é realizada nos campi; e o aumento no número de suplentes (de um para dois) para cada chapa. Antes, eram eleitos um titular e um suplente por chapa, totalizando 30 conselheiros pelas três representações, ou seja, 10 docentes, 10 técnicos e 10 discentes; agora serão 45 (15 docentes, 15 técnicos e 15 discentes).
O formato da eleição, entretanto, continua o mesmo: nos campi serão eleitos um titular com um suplente, e na reunião do colégio eleitoral (constituído pelos eleitos titulares dos campi), a eleição passa para a definição dos membros com um titular e dois suplentes.
A nova resolução, depois de receber as alterações pertinentes apuradas na consulta pública, será levada para o Conselho Superior. A intenção é de que o processo eleitoral tenha início no final de setembro ou início de outubro.