Edital Inédito de Incentivo ao Letramento Matemático na Pré-Escola
Na manhã desta terça-feira (6), o Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançou um edital inédito visando o fomento a projetos que incentivem o letramento matemático em pré-escolas públicas. O edital oferece a possibilidade de financiamento de até R$ 80 mil para as iniciativas selecionadas, com o objetivo de promover práticas eficazes na educação infantil, que abrange crianças de 4 e 5 anos. As inscrições para o edital podem ser realizadas até o dia 6 de junho, diretamente na Plataforma de Editais da Fundação Itaú.
Os participantes do edital incluem não apenas educadores, como professores e gestores, mas também universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil. Professores universitários, pesquisadores, e estudantes de graduação e licenciatura também são encorajados a se inscrever. O edital contempla duas modalidades: a de Reconhecimento, destinada a projetos já existentes que promovem o letramento matemático, e a modalidade Fomento, voltada para novas pesquisas e práticas em colaboração com instituições de educação infantil.
Na categoria Reconhecimento, projetos poderão receber até R$ 10 mil e serão incorporados a uma coletânea que pode ser utilizada em formação pedagógica. Já na modalidade Fomento, os selecionados terão acesso a R$ 80 mil e suporte técnico do Itaú Social, desde que as propostas tenham conclusão até julho de 2026.
Os critérios de avaliação vão medir a inovação, a eficácia na aprendizagem e a aderência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Itaú Social também dará prioridade a iniciativas que demonstram impacto pedagógico e que podem inspirar mudanças nas práticas educacionais.
Os dados atuais revelam um cenário preocupante sobre o aprendizado de matemática no Brasil. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apenas 27% dos alunos brasileiros atingiram o nível 2 de proficiência em matemática, considerado o mínimo para o aprendizado da disciplina, enquanto a média dos países da OCDE é significativamente superior, com 69%. Além disso, apenas 1% dos estudantes brasileiros alcançou os níveis 5 ou 6, que exigem habilidades para resolver problemas complexos.
Estudos indicam que as dificuldades em matemática se iniciam nos primeiros anos de escolaridade, impacto que justifica a ênfase do edital na fase da pré-escola. Durante essa etapa, as crianças têm os primeiros contatos com conceitos matemáticos, como contagem, dimensões e formas geométricas, essenciais para o seu desenvolvimento integral e aprendizado futuro.
Os resultados do edital serão divulgados em setembro na mesma plataforma em que as inscrições foram realizadas. A expectativa é que estas iniciativas contribuam de maneira significativa para a melhoria do ensino da matemática nas escolas públicas do Brasil.
Projetos de matemática na pré-escola podem receber até R$ 80 mil
Fonte: Agencia Brasil.
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