25.1 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
25.1 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesGuarapariProjeto do vereador Marcelo Rosa institui "semana antidrogas" no calendário em Guarapari

Projeto do vereador Marcelo Rosa institui “semana antidrogas” no calendário em Guarapari

A Câmara de Guarapari acolheu em primeira discussão, na sessão desta quinta-feira (11/03), o Projeto de Lei nº 020/2021, de autoria do vereador Marcelo Rosa (PL), que institui a “Semana Antidrogas” no Calendário Municipal de Eventos e que também prevê a criação de novas políticas públicas de enfrentamento ao tráfico e ao consumo de drogas, na cidade, além de ações de prevenção e de conscientização popular acerca do problema.

Com o aval do plenário, a matéria agora seguirá sua tramitação regimental, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão, nas próximas sessões legislativas.

De acordo com o vereador Marcelo Rosa, a “Semana de Prevenção e Conscientização da Política Sobre Drogas”, no município de Guarapari, deverá acontecer na semana em que incidir o dia 26 de junho de cada ano, conforme indicação da ONU (Organização das Nações Unidas) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). “Nossa proposta é que durante a ‘Semana Antidrogas’ sejam promovidas ações e atividades integradas, reunindo a participação conjunta das secretariais municipais de Educação; Esporte e Lazer; Saúde; e Trabalho, Assistência e Cidadania.

Vereador Marcelo Rosa (PL) / Foto: Divulgação

“A programação da Semana Antidrogas deverá envolver atividades e ações de conscientização popular, de prevenção ao uso de drogas, e de reinserção social dos dependentes químicos, a partir do respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana e da promoção de valores éticos, cívicos, morais e culturais da nossa sociedade, além do compartilhamento de responsabilidade entre os Poderes Públicos e a população, buscando sempre garantir a estabilidade e o bem-estar social. Esta proposição é de suma importância, pois o consumo de drogas é um dos maiores problemas de saúde e de segurança pública no Brasil e no mundo”, salientou Marcelo Rosa.

Foto: Divulgação

Segundo ele, o consumo de drogas é responsável por mais de 10% de todos os casos de adoecimento e morte no país; provoca 60% dos acidentes de trânsito; é detectado em 70% dos laudos cadavéricos pode mortes violentas; transforma 18 milhões de brasileiros e brasileiras em dependentes; e leva 65% dos estudantes de 1° e 2° Graus ao uso precoce de drogas. “O consumo de drogas também está ligado ao abandono de crianças; aos crimes de homicídio; aos atos de violência doméstica e de abusos sexuais; a doenças do coração, do pulmão, do pâncreas e dos rins; a doenças sexualmente transmissíveis; à gravidez precoce; à hipertensão arterial e aos acidentes vasculares cerebrais, entre tantos outros malefícios”, disse o parlamentar.

Acesse o link a seguir e confira, na íntegra, este Projeto de Lei

Confira Também