24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesAnchietaProjeto de ferrovia até Anchieta deve ser entregue pela Vale até o...

Projeto de ferrovia até Anchieta deve ser entregue pela Vale até o fim do mês | Notícias de Anchieta

Construção do ramal, que está prevista no novo contrato de concessão da Estada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), está em análise pela ANTT. A ideia é que, no futuro, alinha férrea chegue até o Rio de Janeiro.

O projeto básico da nova ferrovia prevista para ser construída no Sul do Espírito Santo (Anchieta) deve ser entregue pela Vale à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até o final deste mês de fevereiro, segundo informações do Ministério da Infraestrutura.

O trecho, que deve ser estabelecido entre Santa Leopoldina e Anchieta, foi uma das contrapartidas estabelecidas pelo governo federal para fazer a prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Pelo contrato ficou previsto que a Vale construa o ramal ferroviário como forma de “investimento adicional” na malha caso o governo federal avalie como necessário em várias ocasiões que o trecho da ferrovia será construída pela mineradora.

Questionada sobre o andamento das tratativas, a Vale esclareceu que mantém diálogo com o governo do Estado e com o governo federal, e que a ANTT está avaliando técnica e economicamente, por indicação do Ministério da Infraestrutura, a construção do ramal ferroviário como extensão da EFVM.

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou em julho de 2020 a renovação da concessão da mineradora por mais 30 anos, a construção do novo trecho custará R$ 2,5 bilhões.

Pelo contrato, a Vale também ficou responsável por fazer o projeto executivo do segundo ramal, que sairá do Porto de Ubu (Anchieta) e vai interligar também o Porto Central (Presidente Kennedy). No futuro, a ideia é que os ramis integrem a Ferrovia Vitória-Rio (ES-118), que também deve chegar ao Porto do Açu (Norte do Rio de Janeiro) e à capital fluminense.

“Há duas iniciativas da Vale no setor ferroviário do Espírito Santo. A primeira está relacionada ao trecho que liga Cariacica a Anchieta. Apesar de ter um traçado parecido com a F-118, o ramal será parte da Estrada de Ferro Vitória Minas. A Vale está finalizando os estudos do projeto básico, com previsão de entrega à ANTT neste mês de fevereiro”, Informou o Minfra, em nota.

A ANTT já havia informado que “as discussões afetas à constituição da obrigação de implantação do ramal ferroviário que liga Cariacica ao Porto de Ubu, em Anchieta, estão em curso”, e que a concessionária está elaborando os estudos necessários à definição da obrigação.

Ainda segundo o Ministério, a elaboração do projeto básico do trecho da EF-118 indo de Anchieta à divisa com o Rio, teve início no 1º trimestre de 2021, e tem conclusão e entrega estimado para o primeiro trimestre de 2023.

Há ainda um terceiro braço da ferrovia, que teve a obra autorizada dia 31 de janeiro pelo governo federal. A previsão é de que a Prumo, empresa controladora do Porto de Açu, aplique R$ 610 milhões em investimentos para construção de um trecho de 41 quilômetros que conectará o norte do Estado do Rio de Janeiro à malha nacional.

A ideia é que, futuramente, o ramal garanta a carga inicial para a ligação entre o Rio e o Espírito Santo.

“Esses primeiros quilômetros de ferrovia, que vão ligar o porto e seus terminais ao complexo industrial, vão fazer diferença. Não vai demorar muito, e vamos conseguir ligar Anchieta ao Porto de Açu, tenho certeza, nós vamos dar Solução para a ligação ferroviária EF-118”, destacou o ministro Tarcísio de Freitas em solenidade para a assinatura do termo.

A autorização para a construção do primeiro trecho da EF-118 foi comemorada também pelo governo do Espírito Santo, que, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), informou em nota que considera bem-vinda a possibilidade de investimento por meio da iniciativa privada na extensão da ferrovia.

“A ligação do trecho ferroviário conectando o Porto de Anchieta ao Porto de Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, deve acelerar ainda mais o desenvolvimento do Espírito santo. E potencializar a infraestrutura aliada a logística é vital para otimizar a economia capixaba”, diz nota.

Fonte: A Gazeta

Notícias de Anchieta – Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.