O deputado Adilson Espindula (PDT) protocolou o Projeto de Resolução (PR) 8/2022, que cria, no âmbito da Assembleia Legislativa (Ales), a Comenda do Mérito Legislativo Martim Lutero. A honraria é destinada a membros de Igrejas Luteranas no Espírito Santo.
Conforme o texto, a sessão solene para conceder a homenagem deverá ser realizada, preferencialmente, no mês de outubro. De acordo com o projeto, 30 pessoas serão agraciadas. O autor da iniciativa apresentou requerimento de urgência para tramitação mais rápida da proposta.
Trajetória
Martim Lutero nasceu na Alemanha em 10 de novembro de 1483. Uma das principais figuras da Reforma Protestante, chegou a estudar Direito, mas entrou para o mosteiro em 1497. Passou pelo Convento dos Agostinianos Mendicantes e, depois, ingressou para a universidade de Teologia.
Questionou os dogmas da Igreja Católica, tendo como principal base as Cartas do apóstolo Paulo aos Romanos, alegando que a salvação não depende apenas de boa conduta e boas obras praticadas em vida, mas da fé total e irrestrita em Jesus Cristo.
Após afixar as 95 Teses à porta da Igreja do Castelo, em Wittenberg, Lutero foi processado pelo Papa Leão X e interrogado. Com isso, abandonou a Igreja Católica. “O cristão é um livre senhor de todas as coisas e não submisso a ninguém – pela fé. O cristão é um servidor de todas as coisas e submisso a todos – pelo amor. As boas obras não fazem um bom cristão, mas um bom cristão faz boas obras”, afirmou.
“Em dezembro de 1521, Lutero iniciou a tradução da Bíblia para o Alemão à base dos originais em hebraico e grego. Em setembro de 1522, foi publicado o Novo Testamento. Em 1524, foram publicados 24 hinos escritos por Lutero, bem como o livro dos Salmos em Alemão. (…) Fato dos mais importantes para a consolidação da Reforma também foi a publicação da Bíblia inteira em Língua Alemã, em 1534”, destaca Espindula na justificativa do projeto.
Tramitação
O PR foi lido em plenário na sessão ordinária do dia 9 de maio e encaminhado às Comissões de Constituição e Justiça, de Cidadania e de Finanças. Caso seja aprovada, a resolução entrará em vigor na data em que for publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL).
Iniciativa de Adilson Espindula cria Comenda Martim Lutero, em referência a um dos personagens centrais da Reforma Protestante
Projeto cria comenda em homenagem a luteranos
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Projeto cria comenda em homenagem a luteranos