19.5 C
Marataizes
quarta-feira, julho 3, 2024
19.5 C
Marataizes
quarta-feira, 3 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesMarataízesPrograma Criança Feliz de Marataízes recebe troféu em workshop - Notícias sobre...

Programa Criança Feliz de Marataízes recebe troféu em workshop – Notícias sobre Marataízes

A equipe do Programa Criança Feliz, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (SEMASHT) e o Setor de Educação Infantil, representando a Secretaria Municipal de Educação, participam em Nova Almeida, na Serra, Município da Região Metropolitana de Vitória, do 3º Workshop sobre Políticas Públicas pela Primeira Infância no ES. Por conta das ações desenvolvidas no Município, o Programa Criança Feliz de Marataízes recebeu o troféu de Boas Práticas na Primeira Infância.

O evento começou na última quarta-feira, 1º de junho e termina nesta sexta, dia 3. O tema deste 3º workshop é: “Política pública pela primeira infância – investir no começo da vida para transformar gerações”. 

Evidências científicas demonstram a importância do desenvolvimento integral na primeira infância para toda a vida – e, portanto, para toda a sociedade, a longo prazo. É nessa etapa da vida que se deve intervir para assegurar oportunidades iguais a todas e todos e, com isso, aumentar as possibilidades de ruptura do ciclo de pobreza das famílias em situação de vulnerabilidade. 

Entre a gestação e os 6 anos de idade, o cérebro humano se desenvolve mais rapidamente do que em qualquer outra fase da vida e esse desenvolvimento depende diretamente da qualidade dos estímulos, dos vínculos estabelecidos com as pessoas no entorno e do ambiente no qual a criança está inserida. Tais fatores determinam o desenvolvimento das competências cognitivas, sociais, físicas e emocionais. Portanto, situações de privação e risco nessa idade prejudicam esse desenvolvimento, ocasionando dificuldades nas etapas futuras da vida. 

Estudos apontam que a perda de rendimento médio anual na idade adulta para aqueles que, quando crianças, não tiveram condição de alcançar o pleno potencial de desenvolvimento, é de aproximadamente 26%.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Marataízes. Para mais informações sobre a Pérola Capixaba acesse + notícias de Marataízes

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.