21.9 C
Marataizes
quinta-feira, julho 17, 2025
17 de julho de 2025
NotíciasGeralProdução industrial registra queda de 0,5% em abril - IBGE

Produção industrial registra queda de 0,5% em abril – IBGE

A produção industrial no Brasil em abril de 2024 apresentou uma queda de 0,5% em relação ao mês anterior, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento. No entanto, a média móvel trimestral teve uma variação positiva de 0,2% no trimestre encerrado em abril, indicando uma tendência de alta.

Desempenho da Indústria por Grandes Categorias Econômicas

No mês de abril de 2024, a indústria apresentou um avanço de 8,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado por diversas atividades, com destaque para a produção de veículos automotores, que registrou um crescimento de 13,2%.

Influências Negativas e Positivas na Produção Industrial

Algumas atividades, como as indústrias extrativas e de produtos alimentícios, tiveram influências negativas na produção industrial em abril de 2024. Por outro lado, setores como produtos diversos, produtos farmoquímicos e farmacêuticos, máquinas e equipamentos, entre outros, apresentaram crescimento na produção.

Categorias Econômicas em Destaque

Entre as grandes categorias econômicas, os bens de consumo duráveis e os bens de capital tiveram os resultados mais significativos em abril de 2024. Enquanto os bens de consumo duráveis apresentaram um crescimento de 5,6%, os bens de capital registraram um avanço de 3,5%.

Desempenho no Acumulado do Ano

No acumulado do ano de 2024, a indústria brasileira avançou 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os setores de produtos alimentícios, veículos automotores, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis foram os principais responsáveis por este crescimento.

Em resumo, apesar da queda pontual em abril, a produção industrial no Brasil vem apresentando um desempenho positivo, com diversos setores contribuindo para o crescimento do setor. Com a retomada da economia, espera-se que a indústria continue a se recuperar e a registrar novos avanços nos próximos meses.

Portal IBGE

Confira Também