O Procon Municipal, por meio da Coordenadora Maria de Lourdes Riedel, orienta aos consumidores que pretendem aproveitar as “promoções” do Black Friday que tomem alguns cuidados, visto que a Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, já estão publicando ofertas, embora o evento tenha previsão para dia 25 de novembro de 2022.
Algumas recomendações são importantes para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções.
A princípio, o consumidor deve avaliar se realmente tem necessidade do produto que está pretendendo adquirir ou se está seduzido pela oferta do preço;
É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não comprometerá o orçamento.
Em caso de comprar realizada pela internet, o consumidor deve estar atento aos anúncios e verificar se há existência de reclamação em face da empresa, bem como avaliar o perfil do vendedor;
Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há pouco tempo, são medidas importantes.
O consumidor deve realizar uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.
O consumidor deve estar atento também nos anúncios que aparecem por meio das redes sociais, não clicando em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens.
Pesquisar sempre se o possuem páginas oficiais.
Devido ao aumento de casos envolvendo fraudes nas vendas on-line, o ideal é que o consumidor realize uma pesquisa de preços em lojas físicas e comparar os preços antes da compra.
Ao realizar o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc.
Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.
Prazo de arrependimento 07 dias para compras realizadas fora do estabelecimento.
O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda.
Caso não consiga solução, poderá procurar o PROCON – Marataízes no atendimento online ou presencial.
Fonte: Prefeitura Municipal de Marataízes. Para mais informações sobre a Pérola Capixaba acesse + notícias de Marataízes