Aumento de quase 100% nos atendimentos relacionados a cartões de crédito em 2023
No último ano, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) registrou um aumento significativo nos atendimentos relacionados a cartões de crédito. Em comparação ao mesmo período de 2022, houve um crescimento de 97,9% nesse tipo de demanda, liderando o ranking de atendimentos. As principais questões envolvem renegociação e parcelamento de dívidas, cobrança indevida, negativação indevida e cálculo de prestações e taxa de juros.
Ranking de atendimentos
No total, foram realizados 38.269 atendimentos no Procon-ES no ano passado, sendo 5.257 relacionados a cartões de crédito, ocupando a primeira posição no ranking. Em seguida, aparece o crédito consignado (4.455), energia elétrica (1.258), internet (850) e água e esgoto (771). Aparecem também, com menor número de ocorrências, a telefonia móvel, planos de saúde, aparelho celular, consórcios e móveis.
Principais queixas
As principais queixas das empresas que lideram o ranking estão relacionadas à cobrança indevida, lançamentos de serviços não solicitados na fatura, mudança unilateral nos contratos, empréstimo consignado não autorizado, refinanciamento de empréstimo sem consentimento e problemas na qualidade do produto ou serviço.
Mudanças no comportamento do consumidor
A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou que a internet facilitou o acesso dos consumidores a produtos e serviços, assim como aos seus direitos. Ela ressaltou que a falta de tempo e as dificuldades de deslocamento não devem impedir a resolução de questões relacionadas ao consumo.
Facilidades de atendimento
Atualmente, os consumidores podem registrar denúncias, solicitações de esclarecimento e reclamações ao Procon pela internet, obtendo soluções rápidas e eficientes sem a necessidade da presença física.
Registro de reclamações
Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, mediante agendamento. Além disso, o atendimento também pode ser feito no Faça Fácil, em Cariacica, ou pelo Atendimento Eletrônico disponível no site do Procon-ES. Há também a opção de formalizar denúncias e dúvidas pelo WhatsApp.
Informações à Imprensa
Para mais informações, entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do Procon Estadual, Amanda Ribeiro, pelo telefone (27) 3132-1840 ou pelo e-mail imprensa@procon.es.gov.br.
Fonte: Governo ES