Procon de Cachoeiro oferece atendimento online para facilitar o registro de reclamações
O Procon de Cachoeiro, conhecido por sua atuação em defesa dos direitos do consumidor, agora disponibiliza uma plataforma online que promete facilitar o acesso aos serviços do órgão. A iniciativa busca aproximar ainda mais a população das soluções disponíveis para questões de consumo.
Os consumidores de Cachoeiro de Itapemirim têm à disposição milhares de órgãos no Brasil que garantem a defesa de seus direitos. O Procon da cidade, localizado na Rua Bernardo Horta, 204, Guandú, recebe cerca de 60 atendimentos diários, que variam entre denúncias, reclamações e dúvidas sobre questões de consumo.
Recentemente, a instituição lançou um site que permite que os cidadãos registrem reclamações, acompanhem processos e agendem consultas presenciais no conforto de suas casas. Para acessar, os usuários precisam visitar a página oficial: http://procon.cachoeiro.es.gov.br.
De acordo com o coordenador executivo do Procon, Fabiano Pimentel, "essa ferramenta representa um avanço significativo das atividades deste órgão, que tem uma grande credibilidade junto à população, devido ao seu alto índice de resoluções, que hoje gira em torno de 80%". A nova plataforma é descrita como uma ferramenta de acessibilidade que visa estreitar ainda mais o relacionamento entre o Procon e a população de Cachoeiro.
Os consumidores podem realizarem todo o processo de registro de suas queixas de forma 100% online, utilizando computadores ou celulares, desde que tenham os documentos necessários à mão. Além do site, também está disponível um aplicativo que proporciona acesso a vários serviços do Procon, oferecendo uma experiência prática e eficiente para o cidadão cachoeirense.
Antes de abrir uma reclamação, o Procon orienta que os consumidores tentem primeiramente um contato direto com a empresa, buscando um acordo amigável. Se essa tentativa não surtir efeito, os usuários são encaminhados à seção “abrir reclamação” no site, onde devem apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação oficial com foto
- Comprovante de residência
- CPF
- Nota Fiscal
- Contrato de prestação de serviço (se disponível)
- Fatura relacionada, em casos de reclamação de serviços como cartão de crédito, água, energia elétrica, celular ou telefone
- Ordem de Serviço (caso de conserto)
- Termo de garantia
- Orçamento
- Imagens de mensagens de e-mail ou registros de contato com a empresa sobre a compra.
Com essa iniciativa, o Procon de Cachoeiro reafirma seu comprometimento com a defesa dos direitos dos consumidores e a democratização do acesso a soluções práticas e efetivas para os problemas enfrentados no dia a dia.
Foto: Helena Valadão/Procon
Reclamações online: Procon Cachoeiro disponibiliza ferramenta para consumidores – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES