O Instituto Histórico e Geográfico de Piúma pede a retirada do projeto de Tobias da pauta. Foto principal: divulgação
A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piúma – IHGP, drª Denize Mezadre de Almeida, protocolizou, na tarde desta segunda-feira, 13, Ofício 01/2023, na Câmara de Piúma, pedindo aos vereadores que retirem o Projeto de Lei de número 90, de autoria do vereador Tobias Scherrer, que visa mudar o nome da Praça “Thomaz Dutton Junior”. “Nosso objetivo é preservar a identidade, a história da nossa cidade, valorizando e mantendo viva a memória das personagens que contribuíram para a formação cultural e histórica de Piúma”, destacou Mezadre.
Oportunamente, a presidente do IHGP, propôs que, futuras homenagens, sejam realizadas em artefatos construídos recentemente, sem prejudicar as já existentes e em uso há muitos anos. “Acreditamos que é importante valorizarar história e a cultura local, garantindo a perpetuação de sua memória e preservação da sua identidade. Agradecemos a atenção dispensada à nossa solicitação e esperamos que esta proposta seja acolhida positivamente, reforçando a importância do diálogo e da parceria com o público, no que tange a história e cultura local de nosso município”, ressaltou.
O assunto ganhou grande repercussão, depois que o Jornal “Espírito Santo Notícias” entrou no debate e propôs um abaixo-assinado online, pedindo à população que assine, para que o projeto não seja aprovado na Câmara.
Pelo direct do Instagram, o professor Robert Feres deu a sua opinião. “Esperamos que o projeto de Lei n°90, de autoria do vereador Tobias Scherrer, que troca o nome da praça “Thomaz Dutton Junior” não seja aprovado. Uma cidade sem história é uma cidade sem passado. Queremos que futuras homenagens sejam realizadas em artefatos construídos recentemente, sem prejudicar as já existentes e em uso há muitos anos. Acreditamos que é importante valorizar a história e a cultura local, garantindo a
perpetuação de sua memória e preservação de sua identidade”, disse.
Nas redes sociais, o assunto, nesta segunda-feira, girou em torno do projeto do vereador, e ele foi duramente criticado pela iniciativa proposta aos pares. Marcelo P. C comentou o post do jornal: “Lamentável a atitude do vereador. Tantas são as necessidades urgentes para se preocupar em defesa da população, e o mesmo preocupado em prestar esse desserviço à história de nossa cidade e suas origens. Espero que repense porque pegou muito mal”.
Mesmo nãos sendo piumense, Silvia de Fátima Leite é contra o projeto deTobias, veja o que ela diz. “Não sou piumense, apesar de já estar aqui mais da metade da minha vida, não sou a favor de mudar a história da cidade, não a conhecia e amei ter sabido da verdadeira história de Piúma. Sr. Tobias, por favor, reveja seus pedidos e cancele este para você não ser cancelado’, criticou.
Polêmica
O projeto do vereador Tobias Scherrer está na Casa de Leis para ser votado pelos vereadores. A Reportagem conversou por telefone com o legislador e perguntou quais eram as justificativas para este projeto que vai contra a memória da cidade de Piúma, uma vez que, o homenageado, Thomaz Dutton Junior, passará a não ter nem uma rua com seu nome, um total desrespeito à memória de um empreendedor que, além de ter trazido para o Brasil imigrante ingleses, escolheu Piúma para ser um pequena colônia daquele país.
Tobias se mostrou irredutível e disse que vai manter o projeto, que fora solicitado pela família do vereador Jarbas Alves Bourguignon. Lembrou que os moradores próximos à Praça assinaram um abaixo-assinado que foi entregue a ele.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Piúma a Cidade das Conchas