23 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralPresidente da Argentina entra com pedido de impeachment dos juízes da Suprema...

Presidente da Argentina entra com pedido de impeachment dos juízes da Suprema Corte – News Brasil

Já nos primeiros dias de 2023, ano em que a Argentina passará por suas eleições gerais para governadores e a presidência, o presidente Alberto Fernández pediu para que o Congresso inicie um julgamento político contra a Corte Suprema de Justiça pelo que considerou mau desempenho das funções da Corte e decisões políticas. O pedido cita um caso de disputa de repasses orçamentários contra a capital, Buenos Aires, comandada pelo possível candidato a presidência, Horacio Rodríguez Larreta.

Fernández deu o primeiro passo, nesta quarta-feira (4), ao entregar o projeto de impeachment ao chefe do bloco governista da Câmara dos Deputados, Germán Martínez, e à presidente da Comissão de Impeachment, Carolina Gaillard. Ele solicitou rapidez, segundo informou o governo.

Na última terça-feira (3), ele recebeu o apoio de 11 dos 23 governadores das províncias do país para o envio do pedido de julgamento político. O número está abaixo do esperado, segundo a imprensa argentina.

O presidente argentino já havia antecipado, em 1º de janeiro, durante sua viagem ao Brasil para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, sua intenção de promover o impeachment do presidente do Supremo, Horacio Rosatti, por “mau desempenho em suas funções”.

Alberto Fernández entregou projeto nesta quarta-feira

Fernández e os governadores também pediram que se inicie o processo de impeachment contra os demais integrantes do Tribunal (Carlos Rosenkrantz, Juan Carlos Maqueda e Ricardo Lorenzetti) por “alguns fatos com diferentes graus de responsabilidade”.

Presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/Ballesteros

Presidente da Argentina entra com pedido de impeachment dos juízes da Suprema Corte

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também