A prefeitura de Piúma, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, entregou na manhã de hoje (3), quatro Câmaras Túnel de Congelamento para a Cooperativa de Valorização, Incentivo e Desenvolvimento Agropecuário Sustentável (COOPERVIDAS) da cidade.
Além dos cooperados, estiveram presentes durante a solenidade, servidores, moradores, secretários, a vice-prefeita Martha Scherrer e o vereador Jonas Miranda, representando a Câmara Municipal.
A presidente da COOPERVIDAS, Maria Elisa Martins da Silva, agradeceu o prefeito Ricardo Costa pelo investimento e lembrou do ex-presidente, Ady Brunini. “Foi muita luta desde a época do falecido Ady. Foi um projeto dele. Quero agradecer ao prefeito e aos servidores, porque foi muito trabalho até chegarmos a essas câmaras prontas”, disse.
A vice-prefeita Martha Scherrer também lembrou do ex-presidente. “Tudo que nós temos aqui, nós devemos ao Ady. Ele foi um batalhador, é uma pena ele não poder estar aqui neste momento. Eu acompanhei a luta dele desde o começo. Vamos pedir a Deus por ele. Eu tenho certeza que ele está vibrando por causa disso”, falou.
As quatro Câmaras Túnel de Congelamento foi conseguida através de um convênio com o governo federal no valor de R$ 384.752,59 e vai atender aos cooperados, para que eles possam estocar os seus produtos.
O Secretário de Agricultura de Piúma, Fagner Deniz Pereira Fernandes, falou da importância econômica desses investimentos. “Os produtores de polpas de frutas de Piúma terão a condição de armazenar o seu produto, esperando assim, os momentos de melhor preço no mercado, para poder colocar os seus produtos à venda. Isso agrega valores ao produto, gerando uma melhor condição de concorrer no mercado onde a oferta é um pouco menor, ou seja, nas entressafras”, disse.
Carlos André Oliveira, Superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), comemorou o investimento. “Hoje é um dia de alegria para o cooperativismo do Espírito Santo. Mais uma conquista, mais uma vitória. É de uma importância imensa para a manutenção, crescimento e expansão das atividades da cooperativa. Nós, da OCB, ficamos imensamente felizes. São ações como essas, da iniciativa privada, junto com o poder público, que nos levam a acreditar que o Brasil realmente tem jeito”, afirmou.
O coordenador local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Piúma, Vanderli Miranda, também falou sobre a nova câmara. “É um sonho que está aí, realizado. Precisamos planejar o futuro da utilização destes equipamentos. Esse é o grande desafio, ou seja, trabalhar da melhor forma possível para que a Coopervidas continue viva”, disse.
O prefeito Ricardo Costa encerrou a solenidade agradecendo a Deus e reforçando a importância das cooperativas e da união em Piúma. “Nada foi permitido aqui se não fosse por Deus. Aqui teve muito trabalho e muita fé. E esse trabalho e essa fé, tem que se transformar em resultado. Isso aqui pode ser um dos maiores atrativos turísticos da cidade. São várias possibilidades. Tem que acreditar nisso, e nós temos que começar a planejar. Quero dizer a vocês, que é difícil contar com as pessoas que não acreditam. Mas vocês têm um prefeito que acredita e que luta. O que for possível, contem com a prefeitura”, finalizou.