23.5 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
23.5 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesMarataízesPrefeitura de Marataízes confirma morte de menino de 7 anos de meningite...

Prefeitura de Marataízes confirma morte de menino de 7 anos de meningite e pede aos pais que vacinem os filhos

A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público confirmar a morte de uma criança no município por meningite meningocócica. Foto: reprodução da Gazeta

Um menino de sete anos morreu de meningite meningocócica – causada por bactéria e contagiosa – terça-feira 28, em Cachoeiro de Itapemirim. A criança morreu após passar mal em sala de aula com febre e vomitar, a informação foi confirmada pela prefeitura, que recebeu laudo nesta quinta-feira (30).

No mesmo dia os pais correram com o filho para o posto de saúde mais próximo, depois à Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Marataízes, em seguida ao Hospital Menino Jesus e, por último, no Hifa de Cachoeiro, onde faleceu.

Pedro morava na localidade de Lagoa Dantas. O enterro ocorreu no cemitério de Jacarandá, outra localidade no interior do município.

 

A Prefeitura de Marataízes divulgou nota de pesar e explicou sobre a doença. “A meningite meningocócica é uma doença aguda causada por uma bactéria (Neisseria meningitidis) que atinge as meninges (membranas que revestem o cérebro), seu período de incubação vai de 2 a 10 dias, sendo comum o surgimento de casos em torno de 3 a 4 dias após exposição à bactéria”.
Informou na nota ainda que todas as crianças recebem uma vacina que previne contra a doença invasiva causada por esta bactéria. A vacina meningocócica C faz parte do calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade, além de estar disponível para crianças de até 10 anos que não foram imunizadas ou ficaram sem uma dose.
Aos 11 anos de idade as crianças recebem dose única da vacina Meningocócica ACWY que complementa sua proteção contra a doença.
em tempo a Prefeitura informou que todos os contatos diretos do caso ocorrido em Marataízes foram medicados e estão sendo acompanhados conforme as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde, a fim de prevenir novos casos da doença.
“Nossos sentimentos e solidariedade estão com a família e amigos enlutados, que passam por momento tão doloroso após a partida inesperada e tão rápida desta criança, a quem desejamos força e sabedoria neste momento difícil”.
Por último a Prefeitura pediu que os pais vacinem os filhos. “Vacine seu filho contra esta e outras doenças. Procure a sala de vacinação de seu posto de saúde”.

Reunião com a comunidade acontece nesta noite

Circula em todos os grupos de Lagoa Dantas um comunicado convidando a população para um bate papo com um médico, nesta noite de sexta-feira, 31, na Quadra da comunidade para esclarecimentos sobre a doença. “Diante do fato acontecido com o nosso aluno, Pedro, a equipe da Saúde, decidiu fazer um momento para uma conversa com todos os pais, funcionários e toda a comunidade local e assim prestar esclarecimentos e tirar as possíveis dúvidas”.

Aulas suspensas

O menino estava no 2º ano do ensino fundamental na escola Professora Valéria, na localidade. As aulas estão suspensas para os alunos que estudavam na sala da criança, segundo a direção da unidade. As salas passam por higienização e as aulas devem retornar na próxima segunda-feira (3). Conforme a prefeitura, todos os contatos diretos da criança estão sendo atendidos e acompanhados conforme orientações dos órgãos de saúde.

A Prefeitura de Marataízes informou que não existem outros casos confirmados de meningite meningocócica neste ano. Segundo a administração municipal, a criança esteve nos últimos 15 dias em uma festa de aniversário em Vila Velha, onde pode ter sido contaminada com a bactéria. Por fim, em nota, o município disse que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi notificada e deve iniciar uma investigação, uma vez que Marataízes não possui registros recentes da doença.

Contágio e cuidados

Conforme o Ministério da Saúde, a meningite meningocócica é uma doença aguda causada por uma bactéria que atinge as meninges (membranas que revestem o cérebro). Ela pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Fonte A Gazeta

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.