O programa de planejamento familiar em Guarapari está se expandindo e trazendo mais opções contraceptivas para a população. A Secretaria de Saúde (Semsa) anunciou um aumento significativo no número de inserções mensais de dispositivos intrauterinos (DIUs), de 10 para 40, em 2023. Além disso, foram realizados 62 procedimentos cirúrgicos de laqueaduras e 42 procedimentos cirúrgicos de vasectomias de junho a dezembro do mesmo ano.
A secretária de Saúde, Alessandra Albani, destacou que a meta para 2024 é incentivar mais pacientes a procurarem o programa nas unidades de saúde. O objetivo é oferecer informações e métodos contraceptivos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para ter acesso ao Programa de Planejamento Familiar, os pacientes devem procurar a Unidade de Saúde de seu bairro, onde receberão orientações sobre os métodos contraceptivos disponíveis. Além disso, caso necessário, poderão ser encaminhados para procedimentos cirúrgicos, como a laqueadura.
O planejamento familiar é um direito garantido por lei e visa auxiliar homens e mulheres a planejarem a chegada de um filho, prevenindo gravidez indesejada e promovendo uma vida familiar mais equilibrada e saudável.
As equipes de saúde estão empenhadas em fornecer orientações e métodos contraceptivos, como anticoncepcionais, preservativos femininos e masculinos, DIUs, laqueaduras e vasectomias. É fundamental que os casais conversem, identifiquem seus desejos e expectativas em relação a ter filhos, decidam juntos sobre o uso de métodos contraceptivos e estejam preparados para serem pais.
O programa de planejamento familiar em Guarapari está fazendo a diferença na vida dos moradores, oferecendo mais opções contraceptivas e promovendo uma vida familiar mais consciente e equilibrada. É importante que todos tenham acesso a essas informações e serviços, para que possam fazer escolhas informadas sobre o planejamento de suas famílias.
Notícias de Guarapari – Espírito Santo
Fonte: Portal 27 Principal canal de notícias atualizadas de Guarapari.