22 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaPrefeita de Analândia tem mandato até 31/12.

Prefeita de Analândia tem mandato até 31/12.

Os eleitores de Analândia, na região de Rio Claro, São Paulo, escolheram Silvana Perin (Solidariedade) como a nova prefeita do município, com Vrá Mascia (União) como vice, em uma eleição realizada no último domingo. Silvana conquistou 1.241 votos, representando 43,2% do total. Essa vitória marca um novo capítulo na governança da cidade até dezembro de 2024.

A participação dos eleitores foi significativa, com 2.988 pessoas comparecendo às urnas, o que representa 65,6% do total de 4.552 eleitores aptos a votar. A diplomação da prefeita eleita está agendada para o dia 10 de maio, com a posse marcada para o dia seguinte. Não podemos esquecer que em 1º de janeiro de 2025, o candidato eleito nas eleições municipais de outubro de 2024 assumirá o cargo, juntamente com os vereadores da cidade.

A eleição suplementar foi necessária devido à cassação do prefeito eleito em 2020, juntamente com seu vice, por dificultarem o exercício do voto de parte da população. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização do novo pleito de acordo com o Código Eleitoral, que prevê eleições suplementares em casos de perda do mandato por decisão judicial, desde que restem mais de seis meses para o término do mandato.

O caso que levou à cassação envolveu o então prefeito Paulo Henrique Franceschini e seu vice Clodoaldo Guilherme, eleitos em 2020, juntamente com Jairo Aparecido Mascia, que os apoiava e também foi declarado inelegível. O abuso de poder político foi evidenciado pela instalação de barreiras físicas e sanitárias no dia da eleição, dificultando o direito ao voto de eleitores. O TSE considerou a conduta grave e comprovada, resultando na cassação dos eleitos.

A ação que levou à cassação foi proposta pelo Diretório Municipal do PSDB e por Silvana Perin, que concorreu ao cargo de prefeita no mesmo pleito. A decisão do TSE reformou o veredicto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo de 2022, confirmando os pedidos da ação.

Essa nova fase na gestão de Analândia traz consigo a esperança de um governo transparente e comprometido com os interesses da população. Silvana Perin assume o desafio de administrar a cidade e implementar políticas que beneficiem a todos. A jornada rumo ao progresso e bem-estar da comunidade começa agora e espera-se que seja marcada por avanços e conquistas significativas.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.