Uma situação inusitada ocorreu no Ministério das Relações Exteriores envolvendo um desenho de pênis com asas em um envelope. Cristiano Ebner, chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS), foi surpreendido no dia 21 de junho de 2024 ao receber uma carta endereçada a ele com o desenho mencionado.
A carta, que teria sido enviada pela “Fundação Kresus” através dos Correios, causou desconforto a Cristiano, que viu o desenho como uma ofensa e ameaça. Diante disso, ele decidiu reportar o incidente à Corregedoria do MRE, responsável por questões como exames admissionais e perícias médicas, que podem gerar descontentamento entre os servidores.
A Polícia Federal também foi acionada para investigar o caso, e em agosto de 2024 foi possível identificar o responsável pela postagem da carta por meio das imagens das câmeras de segurança da agência dos Correios. Surpreendentemente, o autor era Pablo Cardoso, ministro-conselheiro do Brasil junto à CPLP, que confessou ter realizado a “pegadinha” como uma brincadeira infantil e pediu desculpas.
Pablo explicou que havia avisado seus colegas no Itamaraty sobre a brincadeira que faria com o autor da próxima comunicação recebida em uma sexta-feira. Como Cristiano foi o remetente do comunicado naquela ocasião, ele acabou se tornando alvo da brincadeira. Após assinar um Termo de Ajustamento de Conduta em outubro do ano anterior, não foi aberto um processo administrativo disciplinar contra ele. A PF arquivou o caso por não identificar ameaça e Pablo foi designado para chefiar a embaixada em Guiné-Bissau, na África.
PF investigou desenho de pênis com asas enviado a diplomata
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.