25.6 C
Marataizes
quinta-feira, maio 22, 2025
quinta-feira 22 de maio de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
NotíciasPolí­ciaPolícia Civil do ES Finaliza Curso de Investigação de Homicídios com 62...

Polícia Civil do ES Finaliza Curso de Investigação de Homicídios com 62 Alunos

Polícia Civil do ES Capacita Agentes em Investigação de Homicídios

VITÓRIA – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), realizou o Curso Básico de Investigação de Homicídios, encerrando nesta sexta-feira (09). O evento contou com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e ocorreu na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A cerimônia de abertura do curso foi realizada na manhã de segunda-feira (05) e teve a presença do subsecretário de Estado de Segurança Pública, delegado Guilherme Pacífico, do diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno, e da delegada Raffaela Almeida de Aguiar, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM).

Com uma carga horária total de 40 horas, o curso teve como principal objetivo capacitar policiais civis em técnicas de investigação criminal, focando na apuração de crimes contra a vida. O conteúdo seguiu a Matriz Curricular Nacional (MCN), abordando temas fundamentais para a atuação policial.

“É um prazer essa parceria com a Senasp. Trata-se de uma ação estratégica de formação continuada, voltada ao aprimoramento técnico-profissional das forças de segurança pública, com foco na investigação de homicídios," afirmou o diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social indicam que o Espírito Santo registrou em março o menor número de homicídios da série histórica, com 58 assassinatos. Este dado marca uma diminuição significativa em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando a importância de treinamentos contínuos.

O professor e perito da Polícia Civil do Paraná, Alexandre Guilherme Lara, enfatizou a relevância do curso ao possibilitar a troca de informações entre policiais de diferentes estados e a formação de uma rede de apoio. A policial civil Valéria Fernandes da Costa, de Rondônia, declarou que a capacitação vai trazer melhorias significativas nas investigações de homicídios.

Ao todo, o curso formou duas turmas, totalizando 62 participantes, incluindo delegados, agentes e investigadores de diversos estados do Brasil.

Curso de Investigação de Homicídios capacita 62 policiais civis em técnicas de apuração, promovendo integração nacional e troca de experiências.

Fonte: Polícia Civil-ES.

Confira Também