A doença de Lyme é uma zoonose transmitida por carrapatos e causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. A enfermidade atinge mais de 150 mil pessoas anualmente no Brasil e tem sintomas semelhantes aos de uma gripe, podendo causar complicações se não tratada adequadamente. Para instituir uma semana de conscientização sobre a doença, o deputado Doutor Hércules (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 129/2022.
Caso a medida seja aprovada, a data será celebrada na primeira semana do mês de maio e incluída na Lei 11.212/2020, que consolida a legislação em vigor referente às semanas e aos dias estaduais comemorativos e também os relativos a assuntos de interesse público.
“São mais de 150 mil casos no país anualmente, requerendo consulta clínica, exames laboratoriais, diagnóstico médico e tratamento. Os carrapatos são os vetores da doença, que pode ser facilmente confundida com uma gripe comum, todavia, não diagnosticada cedo, pode apresentar maior resistência ao tratamento”, afirma o parlamentar.
“A maioria das pessoas com a doença de Lyme se recupera completamente com o tratamento antibiótico adequado. Para aqueles que desenvolvem síndromes após o tratamento da infecção, os analgésicos podem oferecer um alívio sintomático, porém é indispensável o retorno ao médico para nova avaliação”, complementa.
O médico explica que o local preferido pelos carrapatos são as axilas, o couro cabeludo e a região da virilha. “O carrapato fica aderido à pele do humano por 36 a 48 horas, muitas vezes de forma imperceptível e indolor. Quanto menores o carrapatos, maiores são as chances de eles transmitirem a doença de Lyme, pois são mais difíceis de serem detectados. Quando transmitidas, as bactérias entram na pele através da picada e invadem a corrente sanguínea, espalhando-se pelo organismo”, explica.
Tramitação
O PL 129/2022 foi lido na sessão ordinária do último dia 22 de março e terá análise da Comissão de Justiça em caráter terminativo, conforme preconiza o artigo 276 do Regimento Interno.
Doutor Hércules propõe semana de conscientização sobre a doença de Lyme, que atinge humanos e é causada por bactéria
PL alerta para doença transmitida por carrapato
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
PL alerta para doença transmitida por carrapato