17.9 C
Marataizes
domingo, julho 20, 2025
20 de julho de 2025
CidadesAnchietaPiúma comemora o dia da Emancipação Política do município

Piúma comemora o dia da Emancipação Política do município

piuma-1024x575 Piúma comemora o dia da Emancipação Política do município

Piúma era originalmente habitada por índios puris e botocudos. A colonização inicialmente se deu ao mesmo tempo que a catequização desses índios com a chegada do padre José de Anchieta, logo, a fundação da primeira aldeia catequizada ocorreu em Anchieta, a qual teve como primeiro nome Rerigtiba. Os índios catequizados eram usados nos trabalhos rurais e de construção realizados em fazendas pertencentes aos jesuítas, assim como ocorreu na vila de Rerigtiba e na fazenda Orobó.

Em 1742, índios já catequizados pelos jesuítas, após se rebelarem, fundaram uma aldeia próxima as cabeceiras do rio Benevente, tornando-se uma ameaça constante a aldeia de Rerigtiba. Tal grupo de índios possivelmente pertenciam originalmente ao Vale do Orobó, pois os jesuítas chamavam o aglomerado desses índios de aldeia do Orobó. Assim como estes índios, os negros também compuseram a formação dos piumenses, que se deu em função de rota de navios que iam da capital do país à capital da província. Os naufrágios ocorridos aliados à curiosidade dos europeus promoveram os primeiros contatos com os índios que ocupavam a região.

Em 1865, Piúma surgiu enquanto colônia, na tentativa de ingleses criarem uma colônia privada, mas não durou por muito tempo. Piúma ficou conhecida na época como “Londres em miniatura”, sendo a segunda cidade do Espírito Santo a ter iluminação a gás. Mais tarde, o porto de Piúma passou a ter grande importância devido ao desembarque de colonos vindos da Europa que se dirigiriam para povoar a colônia de Rio Novo.
Em maio de 1883, a região passou a ser uma Vila, chamada de “Nossa Senhora da Conceição de Piúma”, em homenagem a sua padroeira.

piuma-1024x575 Piúma comemora o dia da Emancipação Política do município
Foto de Albert Richard Dietze – fonte: https://ihgpiuma.wixsite.com/

A criação do município de Piúma se deu em janeiro de 1891, sendo desmembrado do município de Benevente. No ano seguinte, ocorreu a primeira eleição para governadores municipais, sendo eleito um grupo de cidadãos para administrar Piúma, sendo eles o Capitão Manoel Gomes do Nascimento Penaforte, Felipe Pinto Rangel, Camilo Pires Martins, Antônio Gomes Portela, João Senna e Manoel Nogueira neto.

Com a prosperidade de Iconha e a decadência econômica de Piúma, em 1904 a sede do município passou, por meio do decreto estadual nº 81, de 18.11.1904, a ser em Iconha. Já em dezembro de 1963, a Câmara Legislativa de Iconha, colocou em pauta o desmembramento de Piúma, após muitas solicitações.

A Lei 1.908 dispõe no Art. 1º – Fica criado o município de Piúma, com o território correspondente ao distrito do mesmo nome, desmembrando-se do município de Iconha. Aprovada pela Assembleia Legislativa, no palácio Domingos Martins, no dia 24 de Dezembro de 1963, esta lei entrou em vigor em 1 de janeiro de 1964.

A lei de emancipação foi publicada no Diário Oficial em 30 de Dezembro do mesmo ano. Devido a festa da Padroeira da cidade ser no dia 08 de dezembro, a festa da emancipação foi, posteriormente, antecipada, passando a ser comemorada neste dia.

Fonte: livro História e Estórias de Piúma – Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP)

Link Original

Confira Também