24.4 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.4 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralPF investiga se ferramenta foi usada para invadir computadores

PF investiga se ferramenta foi usada para invadir computadores

**Investigação da Polícia Federal sobre o Uso Indevido de Ferramentas de Espionagem pela Abin**

A Polícia Federal está investigando se aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) usaram indevidamente outras ferramentas de espionagem além do software First Mile. Esse software permite o monitoramento de geolocalização de celulares em tempo real.

Documentos apreendidos na Operação Última Milha, deflagrada em outubro de 2023, indicam que outros programas podem ter sido mobilizados em nome dos interesses pessoais e políticos de Bolsonaro.

**Possível Uso do Cobalt Strike e LTESniffer pela “Abin Paralela”**

A PF afirma ter encontrado anotações compatíveis com a ferramenta Cobalt Strike, que pode ser usada para invadir computadores. Além disso, o aplicativo LTESniffer, que intercepta tráfego em redes 4G, é outro que, segundo a Polícia Federal, pode ter sido usado pela “Abin paralela”.

Até o momento, a PF já cravou que o software First Mile foi usado mais de 60 mil vezes pela Abin entre fevereiro de 2019 e abril de 2021. O programa não permite o grampo de mensagens e ligações, mas dá acesso à geolocalização em tempo real e a dados pessoais registrados junto a operadoras de telefonia. A capacidade de monitoramentos simultâneos do programa ainda é investigada.

**Desdobramento da Operação Última Milha: Operação Vigilância Aproximada**

A Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na quinta-feira, 25, é um desdobramento da Última Milha. Os policiais fizeram buscas na casa e no gabinete do deputado Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin.

A investigação da PF está em andamento para apurar todas as supostas irregularidades e o possível uso indevido de ferramentas de espionagem pela Abin e seus aliados. É importante ressaltar que, até que as investigações sejam concluídas, todas as informações devem ser tratadas como suspeitas e sujeitas a confirmação pelas autoridades competentes.

**Conclusão**

A investigação da Polícia Federal sobre o possível uso indevido de ferramentas de espionagem pela Abin e seus aliados é um assunto de grande relevância no atual cenário político brasileiro. A operação Última Milha e seus desdobramentos têm gerado grande repercussão e levantado questionamentos sobre a conduta das autoridades e o respeito à privacidade dos cidadãos.

Espera-se que as investigações prossigam de forma transparente e que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados, caso sejam confirmadas as irregularidades. A sociedade brasileira aguarda por respostas e por medidas que garantam a segurança e a integridade das instituições.

PF investiga se ferramenta para invadir computadores foi usada

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.