22.1 C
Marataizes
sábado, dezembro 14, 2024
22.1 C
Marataizes
sábado, 14 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralPetro é eleito na Colômbia, 1º presidente de esquerda do país -...

Petro é eleito na Colômbia, 1º presidente de esquerda do país – News Brasil

Os resultados parciais indicam que o ex-guerrilheiro Gustavo Petro será o novo presidente da Colômbia, colocando a esquerda pela primeira vez no governo do país. Com 98,22% das urnas apuradas, o candidato do Pacto Histórico tem 11.115.965 votos, que representam 50,51% dos votos superando o populista de direita Rodolfo Hernández, que recebeu 47,22%, ou 10.391.504 dos votos.

Aprofundando um ciclo eleitoral que tem eleito esquerdistas na América Latina, Petro promete profundas mudanças sociais na Colômbia, por décadas governada pela direita. Esta foi a terceira vez que o candidato, que tem 62 anos, concorreu à cadeira presidencial.

Analistas políticos explicam que, apesar de Petro ter conseguido força no Congresso, terá dificuldades de governar porque precisa da maioria para aprovar seu programa de governo. O bloco de centro-esquerda, que engloba o Pacto Histórico, o Partido Comunes (ex-Farc), os grupos indígenas e a Coalizão Centro Esperança, tem 35% das cadeiras. Metade do Congresso está nas mãos da centro-direita tradicional do país.

Nascido em uma família de classe média, de pai conservador e mãe liberal, e educado por padres lassalistas, ele levantou as bandeiras da mudança e da ruptura com as forças que tradicionalmente governam a Colômbia.

Ex-guerilheiro teve 50,49% dos votos, e Hernández, 47,25%, segundo informações do órgão de contagem de votos nacional.

Seu passado como ex-guerrilheiro ainda deixa muitos colombianos apreensivos.

Gustavo Petro foi eleito o primeiro presidente de esquerda da Colômbia Foto: EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda

Petro é eleito na Colômbia, 1º presidente de esquerda do país

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também