Seja em qual momento for, a verdade é que os cães sempre utilizam a boca para pegar seus brinquedos, comida, até o chinelo que você sempre amou.
A verdade é que eles conseguem usar qualquer objeto para brincar, o que também pode gerar alguns acidentes.
É importante que o dono do pet fique atento aos objetos que o seu cão tem acesso, já que muitos deles podem ser perigosos para as brincadeiras.
Como saber se o cão está engasgando?
Quando um cachorro está passando por uma obstrução, ele apresenta alguns sinais que o tutor precisa estar de olho para conseguir ajudar seu pet.
Observe se o seu cão está inquieto, ou seja, aparenta que algo esteja incomodando-o, se ele está choramingando ou até mesmo balançando muito a cabeça.
Outros sinais que eles podem apresentar quando estão engasgando são: bater as patas na boca, salivar em excesso por manter a boca aberta por muito tempo ou, se possui algum sinal de que quer vomitar.
Alguns objetos comuns que podem fazer o cão engasgar são: bolas, gravetos, brinquedos mastigáveis, pedras e pão. Então, se você é um tutor que gosta de oferecer aquele pedacinho de pão para o seu pet, tenha cuidado!
Lembrando que os ossos cozidos não são recomendáveis para se oferecer a um cachorro. Não apenas pelo perigo de obstrução das vias respiratórias mas, esse tipo de osso pode acabar ferindo algumas partes do estômago por serem muito afiados.
Técnicas para ajudar um cão que está engasgando
Ter em mente as técnicas para ajudar um cão que está engasgando é importante, afinal, o momento é urgente e o tutor não terá tempo de pesquisar na internet.
Por isso, separamos aqui algumas maneiras que você pode ajudar o seu pet a tirar o objeto que está causando a obstrução.
Observe o comportamento do cão
Neste momento, é preciso manter a atenção somente nos movimentos do pet. Caso ele consiga soltar sozinho o que está incomodando, é melhor.
Espere alguns minutos para ver se ele consegue voltar a respirar normalmente sozinho
Peça ajuda a um veterinário
A melhor forma de ajudar o seu pet é chamar ajuda de um profissional, então não deixe de ligar para o veterinário de confiança.
Durante a ligação, o médico veterinário irá te auxiliar na melhor forma de ajudar a dar os primeiros socorros para o seu animal de estimação.
Tente olhar dentro da boca do pet para saber o que está causando a obstrução
Procure abrir de forma gentil a boca do cachorro e tente localizar o objeto que está fazendo ele engasgar.
Para isso, tente colocar a língua dele para um lado para ter uma visão melhor da garganta e, se necessário, utilize uma lanterna para observar melhor.
Se conseguir ver o que está causando o incômodo, retire de forma gentil com as mãos ou com o apoio de uma pinça.
Não coloque a mão na boca do pet com intenção de procurar o objeto
Essa ação pode acabar causando o efeito contrário, ou seja, o objeto pode acabar sendo empurrado ainda mais para dentro da garganta do pet.
Além de provocar uma piora no quadro, também pode ocorrer uma mordida acidental, já que o pet está agitado e pode ficar ainda mais em pânico.
Técnica de Heimlich
Essa técnica é conhecida porque é muito utilizada em humanos que estão engasgando, mas também pode ser utilizada em alguns casos com cães que estão sofrendo com a obstrução das vias respiratórias.
Porém, lembre-se de que essa técnica só poderá ser usada se você verificar que o seu pet colocou algum objeto pequeno na boca.
Não se esqueça de observar os outros sinais de engasgo que já citamos acima, eles são importantes e não devem ser esquecidos!
O cão conseguiu expelir o que estava incomodando?
Se o seu cachorro conseguiu colocar para fora o que lhe estava incomodando, é importante que ele seja levado para o veterinário.
Mesmo que ele mostre estar melhor e feliz da vida, um profissional irá poder dizer melhor se algo ficou preso ou foi engolido.
Dependendo do objeto que foi, alguma parte dele pode acabar alojada no intestino e estômago, o que trará futuros problemas para o seu animal de estimação.
Leve o pet até um hospital veterinário
Como mencionado acima, é importante acionar um médico veterinário para garantir que o seu pet não tem mais nenhum problema.
Alguns exames poderão ser feitos para garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo de quatro patas.
No caso do pet não conseguir expelir sozinho o objeto em questão, é importante ir o mais rápido possível para a uma clínica veterinária 24h, já que é lá que ele terá o melhor atendimento possível.