22.1 C
Marataizes
sábado, dezembro 14, 2024
22.1 C
Marataizes
sábado, 14 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEducaçãoPesquisadores de Venda Nova desenvolvem torrador de café com tecnologia limpa e...

Pesquisadores de Venda Nova desenvolvem torrador de café com tecnologia limpa e controle por IA

Produto foi apresentado em evento nesta segunda-feira (18), que contou com a presença de representante do Banco Central.

O Laboratório de Análise e Pesquisa em Café (LAPC), do Campus Venda Nova do Imigrante, realizou nesta segunda-feira (18) a entrega de um torrador de café desenvolvido inteiramente no campus, no âmbito do projeto “Determinantes da qualidade do café no Espírito Santo”. A entrega foi realizada em encontro da diretoria do Sicoob, instituição que é parceira do projeto. Esteve presente no evento Otávio Damaso, representante da presidência do Banco Central do Brasil.

O encontro aconteceu em um hotel de Venda Nova do Imigrante. Pelo campus, participaram a diretora-geral, Maíra Maciel; a diretora de Pesquisa e Extensão, Adriane Bernardo; o servidor Ademilson Bellon; os professores Lucas Louzada e Ademar Polonini; e o bolsista Gustavo Falqueto, estudante do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero, representou o reitor do Instituto no evento.

Gustavo foi responsável por coordenar a primeira torra oficial feita com o equipamento. O torrador funciona com controle por inteligência artificial e pode ser acionado via smartphone – o software utilizado também foi desenvolvido no campus. A diretora operacional do Sicoob Sul Serrano, Eliane Zandonadi, fez a torra a partir de sua mesa, comandando o equipamento via bluetooth. O café, posteriormente, foi moído e servido para os presentes.

O professor Lucas Louzada explicou que o torrador é o primeiro do Brasil desse tipo. Ele não usa gás, mas sim ar aquecido, que faz o movimento de fluxo giratório e torra o café. Essa é considerada uma técnica mais limpa, em termos de energia, e é mais eficiente. O equipamento tem capacidade de 200g – o que é maior do que os disponíveis atualmente no mercado – e funciona como suporte para quem trabalha com cafés finíssimos.

O professor contou que agora a tecnologia foi entregue ao Sicoob, e que uma nova parceria com a instituição – para os próximos três anos – foi firmada. O torrador será ainda apresentado em eventos abertos no Brasil e no exterior. Os pesquisadores já têm planos de levá-lo, em janeiro, para Inglaterra, Dinamarca e Rússia.

Veja fotos do evento:

 

 



IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também